Com a conquista da Taça de Portugal pelo SC Braga, este domingo, no Estádio do Viveiro/Jordan Santos, na Nazaré, ficou fechada a época 2021/2022, no que ao futebol de praia diz respeito.

À semelhança de temporadas anteriores, a nossa região, esta época com sete clubes envolvidos, esteve representada nas provas nacionais promovidas pela Federação Portuguesa de Futebol, entidade que voltou a confiar na Associação de Futebol de Setúbal, a organização de momentos competitivos (campeonato nacional e Taça de Portugal) com a Praia do Ouro, em Sesimbra, a ser o palco de eleição.   

Os desafios dos nossos clubes começaram a libertar emoções nos areais lusos a 24 de abril, data de arranque do Campeonato de Elite e dia histórico para o São Domingos Futebol Clube, emblema sadino que fez a estreia absoluta na divisão maior do futebol de praia português.

O conjunto setubalense, ao longo das 14 rondas realizadas, uma das quais concretizada em Setúbal, e cujo ambiente e organização pelo clube anfitrião mereceu rasgados elogios, ombreou de forma meritória com os adversários mais experimentados e exibiu reconhecida capacidade competitiva em todos os encontros que disputou. Contudo, o São Domingos FC não conseguiu evitar a despromoção.  

No patamar competitivo abaixo, o designado Campeonato Nacional, a representatividade do nosso universo associativo esteve a cargo da Associação de Desenvolvimento da Quinta do Conde, Charneca de Caparica Futebol Clube, Grupo Desportivo de Alfarim, Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica, Grupo Desportivo de Sesimbra e do regressado Vitória Futebol Clube.

Foi no Campo de Jogos da Praia do Ouro, em Sesimbra, infraestrutura de referência do futebol de praia português, que a competição reservada à 1.ª Fase – Série “E” se desenrolou entre 3 e 24 de julho, com as equipas dos seis clubes a proporcionarem excelentes espetáculos sempre presenciados por muito público.

GD Sesimbra e GD Alfarim, por esta ordem, classificaram-se nos primeiros lugares depois de feitas as contas às cinco rondas da prova e asseguraram, desde logo, a promoção ao novo campeonato nacional da 2.ª divisão a estrear em 2023.

Também pela classificação obtida na primeira fase, os dois clubes ganharam vaga na luta pela subida à Elite, mas na Nazaré, as coisas não correram de feição, tendo ambos perdido, ao primeiro embate, a possibilidade de visarem o regresso ao escalão maior, depois de lá se terem estreado em 2018.

Mas nem só de competição no masculino se fez a história da participação dos nossos emblemas na época 2021/2022 do futebol de praia nacional. O Vitória FC estreou uma equipa no Nacional feminino e a experiência deixa antever renovadas presenças.

A formação feminina vitoriana, que disputou duas das seis etapas da Série ‘C’, no dia 2 de julho, na Praia do Ouro, em Sesimbra, deu muito boa conta de si nos jogos realizados e esteve perto de garantir a presença na final a quatro.

No que respeita à Taça de Portugal, os sete clubes da nossa região realizaram uma prova muito meritória, com o GD Alfarim a ser o emblema que mais longe conseguiu chegar, no caso até aos quartos de final da competição.

Refira-se que o Campo de Jogos da Praia do Ouro, em Sesimbra, recebeu os jogos da 1.ª eliminatória – Série ‘E’ e da 2.ª ronda – Série Sul da ‘prova-rainha’. 

O presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, saúda, com especial reconhecimento, a participação dos clubes filiados na edição 2021/2022 das provas nacionais.

“Todos, através do esforço e dedicação dos dirigentes, técnicos e jogadores, contribuíram para cimentar a relevância competitiva do futebol de praia representativo da nossa região e para o reforço do incremento da modalidade, no masculino e no feminino”.

“Todos, sem exceção, vincaram, mais uma vez, participações honrosas e cujo méritos são reconhecidos e evidenciam que o futebol de praia tem nos clubes sedeados no distrito de Setúbal referências no plano nacional”.

“A Associação de Futebol de Setúbal, reafirmando o papel fundamental protagonizado por todos os clubes e respetivos dirigentes, técnicos, atletas, bem como pelos árbitros, que estiveram envolvidos nas provas federativas na presente época, deseja, firmemente, que o trabalho desenvolvido seja inspirador e motivo de renovada confiança para que sejam alcançados os sucessos em nome do crescimento e desenvolvimento em nome do futebol de praia da nossa região”.

“À Câmara Municipal de Sesimbra, um agradecimento institucional de particular realce por toda a colaboração e apoio evidenciados, que foram fundamentais no âmbito da organização das jornadas competitivas que decorreram no Campo de Jogos da Praia do Ouro”.