Fernando César Batalha Lopes Pedrosa, antigo presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal e Sócio Honorário da instituição distrital e antigo presidente da Direção do Vitória Futebol Clube faleceu este domingo. Tinha 91 anos.

Mensagem de condolências do presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso:

“Foi com enorme consternação que recebi a informação do falecimento de Fernando Pedrosa, personalidade marcante na história do dirigismo da Associação de Futebol de Setúbal, do Vitória Futebol Clube e do futebol nacional.

Fernando Pedrosa sempre foi um homem dedicado a todos os cargos e funções que desempenhou no dirigismo cujos méritos são reconhecidos de forma transversal.

Os seus ensinamentos e o especial trabalho desenvolvido em nome da Associação de Futebol de Setúbal será, para sempre, recordado com o honroso e devido reconhecimento.

A título pessoal e em nome da Associação de Futebol de Setúbal, homenageando a memória de Fernando Pedrosa, apresento as mais sentidas condolências à família enlutada, aos amigos, ao Vitória Futebol Clube e a todas as instituições que representou".

Fernando Pedrosa foi presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal entre 1988 e 1991. É uma das seis personalidades a quem foi atribuída a distinção de Sócio Honorário da AF Setúbal.

Foi líder diretivo do Vitória FC em quatro mandatos, entre as décadas de 1960 e 1990, ocupando ainda os cargos de presidente da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Conselho Vitoriano, estando ligado a resultados de destaque do emblema vitoriano nas provas europeias, sendo Fernando Pedrosa o presidente do Vitória aquando das conquistas das duas primeiras Taças de Portugal festejadas na história dos sadinos.

Entre outros cargos assumidos, no âmbito do dirigismo nacional, Fernando Pedrosa desempenhou funções na Federação Portuguesa de Futebol e na Liga de Clubes.

Foi vereador da Câmara Municipal de Setúbal e diretor da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal.