A Associação de Futebol de Setúbal está nomeada entre as instituições candidatas a receber o "Prémio do Cartão Branco 2021/2022" - Categoria Entidades, anunciou, esta quinta-feira, o Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED).

A par da Associação de Futebol de Setúbal estão nomeadas a Federação Portuguesa de Hóquei; Desporto Escolar; Federação de Andebol de Portugal; Clube de Golfe de Braga; Associação de Futebol de Lisboa, Federação de Patinagem de Portugal; Associação de Futebol de Braga e Associação de Futebol da Madeira.

O “Prémio do Cartão Branco” tem o objetivo de reconhecer a importância do uso do Cartão Branco na prática desportiva e é instituído anualmente nas  categorias: Prémio do Cartão Branco para Entidades; Prémio do Cartão Branco para Árbitros; Prémio Revelação do Cartão Branco.

No que respeita ao Prémio do Cartão Branco para Entidades, a distinção é atribuída a duas entidades tendo em conta um conjunto de critérios avaliativos. O Prémio do Cartão Branco para entidades é disponibilizado em material desportivo.

Refira-se a AF Setúbal é pioneira da implementação do Cartão Branco a nível nacional, iniciativa que arrancou em 2014/15, temporada em que a nossa associação começou por envolver seis competições no âmbito da amostragem do Cartão Branco. Na presente época, passou a ser transversal a todas as provas, nos mais diversos escalões etários.

Recorde-se que o Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal implementado, desde 2015, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), no âmbito da intervenção e prossecução dos objetivos do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal (CAJAP), com o objetivo de promover valores na prática desportiva, através do reconhecimento de comportamentos eticamente relevantes junto dos atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.