A Associação de Futebol de Setúbal foi premiada, esta quinta-feira, pelo Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED), com o "Prémio do Cartão Branco 2021/2022" – Categoria Entidades.

A atribuição da prestigiada distinção foi registada no âmbito da cerimónia promovida pelo PNED, num evento que decorreu no auditório do Centro de Juventude de Lisboa.

O Presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, que marcou presença na cerimónia, salientou que “a atribuição desta distinção é mais um reconhecimento daquilo que tem sido um compromisso da instituição associativa em nome da promoção dos valores da ética desportiva e das boas práticas, nomeadamente no futebol, futsal e futebol de praia”.

Francisco Cardoso agradeceu ao PNED pela atribuição da honrosa distinção, que resultou do reconhecimento da candidatura apresentada, e dedicou o troféu institucional “a todos os clubes e núcleos de árbitros representantes do Universo AF Setúbal”.

O “Prémio do Cartão Branco” tem o objetivo de reconhecer a importância do uso do Cartão Branco na prática desportiva e é instituído anualmente nas  categorias: Prémio do Cartão Branco para Entidades; Prémio do Cartão Branco para Árbitros; Prémio Revelação do Cartão Branco.

A par da Associação de Futebol de Setúbal estiveram nomeadas na categoria Entidades, a Federação Portuguesa de Hóquei; Desporto Escolar; Federação de Andebol de Portugal; Clube de Golfe de Braga; Associação de Futebol de Lisboa, Federação de Patinagem de Portugal; Associação de Futebol de Braga e Associação de Futebol da Madeira.

OS VENCEDORES:

Cartão Branco Árbitros

 - Ana Sofia Pessegueiro

 - Mafalda Antunes

Menção honrosa ao árbitro

 - Lucas Lopes de Castro

Cartão Branco Revelação

- Câmara Municipal Torres Vedras

- Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting

Cartão Branco Entidades

- Associação de Futebol de Setúbal

 - Desporto Escolar

No âmbito da cerimónia foi ainda promovida a assinatura dos memorandos de adesão ao Cartão Branco pelas seguintes entidades:

- Associação nacional de desporto para deficientes visuais

- Câmara Municipal da Marinha Grande

- Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

- Associação de Futebol de Castelo Branco

- Município de Espinho

- Associação de Futebol de Coimbra

- Fundação Inatel

Refira-se a AF Setúbal é pioneira da implementação do Cartão Branco a nível nacional, iniciativa que arrancou em 2014/15, temporada em que a nossa associação começou por envolver seis competições no âmbito da amostragem do Cartão Branco. Na presente época, passou a ser transversal a todas as provas, nos mais diversos escalões etários.

Recorde-se que o Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal implementado, desde 2015, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), no âmbito da intervenção e prossecução dos objetivos do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal (CAJAP), com o objetivo de promover valores na prática desportiva, através do reconhecimento de comportamentos eticamente relevantes junto dos atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.

fotos:IPDJ