O apito soou, a bola voltou a rolar e as crianças do nosso futebol renovaram o brilho dos sorrisos e a alegria de jogar à bola. Foi assim, este sábado, no Campo António Henrique de Matos, recinto do Botafogo Futebol Clube, em Cabanas, Palmela, palco da realização do 1.º Encontro de Traquinas e Petizes de Futebol Joga + 2022/2023, iniciativa da Associação de Futebol Setúbal que está de regresso depois de um período de ausência motivada pelos constrangimentos da pandemia.

Entre as 14 e as 18 horas, o sintético do Botafogo FC, emblema coorganizador do evento, a bola não parou, proporcionando festejos de golos a rodos nos 59 jogos realizados em seis minicampos, nos quais atuaram 198 crianças (143 traquinas e 55 petizes), num primeiro encontro dedicado ao futebol, em que estiveram representados 13 clubes.

O campo de futebol do Botafogo FC viveu, portanto, um dia ímpar na história do emblema, no âmbito de uma verdadeira festa de promoção ao futebol juvenil partilhada pelas largas dezenas de familiares que reforçaram o brilho de uma tarde vincada pela alegria e confraternização.

Nuno Ferreira, presidente da Direção do Botafogo FC, não hesitou em fazer uma avaliação muito positiva do evento.

“Em primeiro lugar, queria agradecer à AF Setúbal por proporcionar ao nosso clube a coorganização deste evento. Cremos que é um reconhecimento pela qualidade do nosso trabalho, o que nos orgulha”.

Sobre a realização do encontro, o dirigente do emblema cabanense foi perentório: “Esteve acima das expetativas. Toda esta dinâmica, as crianças e o envolvimento que proporcionaram e a alegria que demonstraram a jogar futebol com um divertimento sem reservas… Fez-me lembrar a minha infância”.

“O que assistimos foi algo de extraordinário. Cabanas teve a oportunidade de disfrutar de um grande evento nas instalações do Botafogo FC”, salientou o presidente do clube anfitrião, que ao longo do encontro foi tendo “reações, todas elas positivas”. “O balanço que faço desta experiência, é portanto, muito positivo”.

O Botafogo FC está a construir alicerces para cimentar uma dinâmica competitiva no futebol de formação. “Confio que este evento será mais um excelente incentivo para aquilo que visamos, que é crescer e apresentarmo-nos com uma quantidade relevante de jovens atletas no seio do clube e gerar qualidade. Temos condições extraordinárias e continuamos a investir em nome da formação”, destacou Nuno Ferreira.

No que respeita à avaliação do 1.º Encontro de Traquinas e Petizes de Futebol Joga + 2022/2023 pelo lado da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, João Aires, vice-presidente Desportivo, lembrou que o evento espelhou um retomar daquilo que é “a magia do futebol, com felicidade e alegria”. “A realização dos encontros Joga + são sinónimo disso mesmo e este, dinamizado num espaço maravilhoso e com condições excelentes, potenciam estas iniciativas”, enalteceu o dirigente associativo, que não hesitou em agradecer e elogiar o apoio e colaboração institucional do Botafogo FC no âmbito da organização do evento.

“Foi impressionante sentir a envolvência de todos, crianças, técnicos, dirigentes e familiares na dinâmica proporcionada neste encontro. Esta é a forma que nos motiva a continuar ligados ao associativismo e à promoção da atividade desportiva e formativa”, destacou João Aires.

A direção da AF Setúbal esteve igualmente representada no evento pelo diretor José Teixeira.

Refira-se que o 1.º Encontro de Traquinas e Petizes de Futebol Joga + 2022/2023 foi organizado pela Associação de Futebol de Setúbal, através do Gabinete Técnico, tendo o coordenador técnico distrital, Pedro Santos, liderado a operacionalização do evento.