A Direção da Associação de Futebol de Setúbal fortaleceu recentemente a dinâmica dedicada ao futsal associativo com o reforço da estrutura técnica e na quarta-feira, na sede da instituição, os clubes promotores da modalidade tiveram a oportunidade de presenciar a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Futsal da AF Setúbal.

Na presença de dirigentes e responsáveis técnicos de clubes filiados que desenvolvem a promoção e a atividade competitiva de futsal, João Aires, vice-presidente Desportivo da Direção da AF Setúbal, ao saudar a participação dos responsáveis no evento, começou por salientar a concretização de mais um passo em prol do fortalecimento da atuação do futsal, alicerçado no apoio institucional. “O nosso desafio e motivação é potenciar a modalidade, numa missão que se deseja ser partilhada com todos”, vincou o dirigente, que não hesitou em enaltecer todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no seio dos clubes da região.

“A ambição é comum. Desejamos ter mais praticantes no seio dos clubes e mais equipas a competir, tanto no plano formativo, como nos seniores, visando uma representatividade cada vez mais relevante do nosso distrito nas provas nacionais”, assinalou João Aires.

Nesse sentido, e por forma a assegurar um trabalho de maior proximidade e desenvolvimento com os clubes filiados, a Direção da AF Setúbal promoveu o reforço da estrutura técnica associativa, com a integração de Pedro Henriques, que assume as funções de selecionador distrital e do elemento técnico responsável da AF Setúbal para a área do futsal.

“O Pedro Henriques é um homem do futsal, com provas dadas, que já representou a nossa associação e que regressa, neste momento, para acrescentar e operacionalizar um conjunto de iniciativas que, desejamos, muito contribuam para mais e melhor futsal no seio dos nossos clubes e em prol da região”, apresentou João Aires, desejando ao mais recente técnico a realização do melhor trabalho possível.

Nesta sequência, coube a Pedro Henriques agradecer a confiança depositada pela Direção da AF Setúbal e assumir uma forte motivação para dar corpo à operacionalização do trabalho que se avizinha.

“Vai ser um caminho que pretendo trilhar na base da partilha e do contato permanente com todos os clubes e com o futsal sempre presente”, afirmou o responsável técnico a quem coube apresentar o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Futsal da AF Setúbal -“Consolidar para Progredir 2024”.

O denominador comum do plano, conforme reiterou, vai privilegiar a ligação e a proximidade com os clubes. Nesta base, Pedro Henriques exibiu uma linha de ideias e projetos que vincam, entre outras abordagens, a importância do recrutamento de jovens praticantes, a envolvência dos clubes no âmbito do processo de certificação de entidades formadoras, o apoio técnico, a aposta no futsal no feminino, a relevância nos encontros “Joga +” dedicado aos petizes e traquinas e, naturalmente, a evolução e participação dos atletas em contexto de seleção distrital.

Temáticas que, na sequência da apresentação do plano, proporcionaram, desde logo, um momento de partilha de sugestões e que, com certeza, será replicado ao longo da época.

Refira-se que, além do vice-presidente, João Aires, a Direção da AF Setúbal esteve igualmente representada pelo diretor José Teixeira, num encontro que contou ainda com a participação do coordenador técnico distrital, Pedro Santos.

Entretanto, recorde-se que decorrem as inscrições para o 1.º Encontro “Joga +” de Futsal (traquinas e petizes), previsto este sábado (10), no período da manhã, para o Pavilhão Municipal do Samouco, em Alcochete.

Os clubes interessados em participar devem contatar o Gabinete Técnico da AF Setúbal.