O Pavilhão Desportivo Municipal do Samouco, em Alcochete, foi o palco, este sábado, da primeira iniciativa do Joga + 2022/2023 dedicada ao futsal. Mais um dia de festa em nome da atividade desportiva protagonizada por dezenas de crianças, proporcionado por um evento organizado pela Associação de Futebol de Setúbal em colaboração com a Associação Desportiva Samouquense.

Das 9 às 13 horas, foram realizadas duas dezenas de minijogos, ininterruptamente animados pelas 44 crianças (18 petizes e 26 traquinas) representantes de quatro emblemas, nos dois campos desenhados no recinto samouquense, os quais centraram todas as atenções, sob olhar e continuado apoio dos muitos familiares presentes, naquela que foi a segunda ação Joga + da presente época, a edição de estreia dedicada à variante do futsal.

Para António Pinto, Presidente da Direção da Associação Desportiva Samouquense, a manhã preenchida pela atividade desportiva justificou plenamente um “balanço positivo”.

“A nossa função, enquanto clube do distrito, envolve a parceria institucional com a Associação de Futebol de Setúbal e esta iniciativa enquadra-se nas ações que são promovidas com a colaboração dos clubes. Nós, AD Samouquense, estamos sempre disponíveis, sendo que, para além dessa disponibilidade, entendemos que estas são oportunidades que proporcionamos aos nossos atletas para praticarem desporto, neste caso, contatarem com o futsal, e terem os fins de semana preenchidos com atividade desportiva”, avaliou o dirigente da AD Samouquense, realçando que a iniciativa Joga + “vai ao encontro daquilo que o clube preconiza para a atividade formativa: “Uma ADS com Fair Play e Uma ADS com Vida”.

Depois de no final de novembro, o Joga + ter assinalado o arranque da época 2022/2023 com o divertimento à volta do futebol, o pavilhão municipal samouquense acolheu o evento que marcou o pontapé de saída no âmbito da atividade lúdica de futsal. Uma variante que a AD Samouquense tem vindo a incrementar.

“Este evento é mais um estímulo para o trabalho que o clube está a fazer na dinamização do futsal. Neste contexto, as crianças têm a oportunidade de alargar o leque de oportunidades da prática da modalidade, o que é sempre positivo e potenciador a aumentar o número de praticantes”, salienta António Pinto, visando a possibilidade de alargar a representatividade do clube a mais equipas de formação, além do escalão de infantis.

O presidente da AD Samouquense, que alimenta a esperança de ver o clube fortalecido no âmbito da prática no feminino, reiterou que as iniciativas no âmbito do Joga + “são sempre positivas, fazem falta e os clubes devem apoiar a AF Setúbal nestas ações. Temos de manter isto”.

A Direção da AF Setúbal esteve representada no 1.º Encontro de Traquinas e Petizes de Futsal 2022/2023 pelo diretor Amadeu Mota, dirigente que vincou a relevância de se realizar um evento que “para nós é sempre um motivo de especial entusiasmo e de muita alegria evidenciada por todas as crianças que estão a iniciar a prática desportiva”.

“A celebração que fazem a cada golo é um momento sempre muito entusiástico”, sublinhou Amadeu Mota, destacando o divertimento com que é vivido nos encontros Joga +, que visam promover a salutar convivência entre todos (crianças, técnicos, familiares e dirigentes).

“Estes encontros promovem ensinamentos e visam reforçar a prática regular da atividade desportiva marcada pelos exemplos de Fair-Play”, salientou o diretor da AF Setúbal.

Amadeu Mota, ao agradecer o apoio e colaboração da Associação Desportiva Samouquense, no âmbito da realização do encontro no Pavilhão Municipal do Samouco, reforçou que esta jornada de abertura dedicada ao futsal foi mais um momento de promoção da modalidade o nosso distrito, na certeza de que em próximas iniciativas a adesão dos clubes será ainda mais significativa.

O 1.º Encontro de Traquinas e Petizes de Futsal Joga + 2022/2023 foi organizado pela Associação de Futebol de Setúbal, através do Gabinete Técnico, em colaboração com a Associação Desportiva Samouquense, cabendo a Pedro Henriques, responsável técnico distrital para o futsal, a condução da dinâmica operacional do evento.