"Nesta quadra festiva que atravessamos, celebramos a vida e sentimos a partilha familiar com uma intensidade e um aconchego sempre muito especiais. É uma época, no virar do ano, que nos leva a lembrar o percurso trilhado e a olhar com renovada esperança para o futuro.

Comungando dessa tradição, não hesito em enaltecer que a nossa grande família associativa, que alicerça o futebol, o futsal e o futebol de praia no nosso distrito, voltou a evidenciar determinação, compromisso e muito trabalho em nome de mais e melhor atividade desportiva e competitiva.

O universo da Associação de Futebol de Setúbal (clubes, dirigentes, técnicos, praticantes e árbitros) continua a fortalecer a sua dimensão e a refletir um crescimento que a todos deve orgulhar, motivar e inspirar.

Os mais recentes números de praticantes inscritos, reveladores de uma evolução significativa que deixa antever novo máximo absoluto no final da época, provam que todos os nossos clubes justificam amplo agradecimento e reconhecimento pela resiliência e capacidade de fazer cada vez mais e com melhor qualidade.

São cada vez mais meninas e meninos a sorrir à volta da bola. E isso é sinónimo de futuro.

Um futuro que todos temos a obrigação de querer ver revestido de Fair Play, fomentando a sã competitividade e deixando, jamais, espaço a quaisquer atos condenáveis.

Assumindo este compromisso, todos estaremos, sempre, muito mais perto de sentirmos o nosso trabalho valorizado e reconhecido. Esta continua a ser uma missão da AF Setúbal, a promoção dos valores e da ética no desporto junto de todos os clubes a quem dediquei, com todo orgulho e aplauso, em outubro último, o prestigiado Prémio do Cartão Branco 2021/2022" – Categoria Entidades, atribuído pelo Instituto Português da Juventude e do Desporto, através do Plano Nacional da Ética no Desporto, à Associação de Futebol de Setúbal, instituição que, recordo, é pioneira na implementação do cartão branco, ação que foi estendida esta época a todos os escalões etários das provas que organizamos.

Estamos, naturalmente, conscientes das maiores ou menores dificuldades e dos obstáculos com que nos deparamos a cada dia. Contudo, a confiança e a força que continuam a motivar-nos e a seguir em frente desbravam o caminho que visa a concretização de objetivos, sempre em prol do fortalecimento e do futuro da família representativa do universo da Associação de Futebol de Setúbal.

Gostaria, igualmente, de registar um agradecimento a todos os clubes e núcleos de árbitros filiados, tal como às nossas autarquias e parceiros por toda a colaboração institucional evidenciada.

Caras amigas e amigos, em nome da Associação de Futebol de Setúbal desejo que este Natal seja celebrado por todos em comunhão familiar e que o ano de 2023 seja sinónimo de concretizações e tudo de melhor para as nossas vidas e instituições.

Saúde e Boas Festas!"

Francisco Cardoso,
Presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal