Aquela que foi a 3.ª unidade de treino da seleção distrital sub-15 de futsal da AF Setúbal, realizada esta quarta-feira, no Pavilhão Desportivo da Escola Básica D. João I, ficou marcada pela ilustre visita de Silvestre Ferreira, futsalista natural do Vale da Amoreira, formado na nossa região e que, aos 23 anos, é um dos nomes que fazem parte da mais recente história de conquistas internacionais do futsal português.

Poucos minutos passavam desde o apito para o início da sessão de trabalho quando Silvestre Ferreira, a convite da Associação de Futebol de Setúbal, através do selecionador de futsal da AF Setúbal, Pedro Henriques, surgiu no pavilhão. Um local que muito bem conhece, até porque, depois de começar na SR Baixa da Serra, foi no GDEB D. João I que evidenciou o talento e ganhou asas para se projetar na alta roda do futsal.

O então menino que vestiu a camisola da seleção de futsal sub-15 da AF Setúbal, em 2013, ali estava, atento às movimentações dos jovens num treino da seleção distrital que, tal como ele, um dia, justificaram o reconhecimento.

Entre a observação, atenta, ao desenrolar do treino, liderado pelo selecionador, que também foi o seu, aquando da passagem pela seleção distrital, Silvestre Ferreira, não hesitou em conversar com o afsetubal.pt, num libertar de sentimentos, comparações e conselhos.

“É sempre bom recordar os momentos felizes que tive aqui e passei, sobretudo com os meus amigos, que no fundo tudo isto, começou com os meus amigos”, começou por contar o atual jogador do SL Benfica, clube ao qual está ligado desde que saiu da nossa região, precisamente, depois de brilhar na seleção sub-15 da AF Setúbal.

Silvestre Ferreira enalteceu o facto de estar na presença de um grupo de jovens atletas que se projetam para as próximas gerações de futsalitas. “O caminho que eles estão a escolher, e neste contexto de seleção distrital, representa uma oportunidade para eles estarem mais perto daquilo que é o mundo do futsal profissional”.

E sobre a importância da envolvência no seio da seleção distrital, Silvestre Ferreira não tem dúvidas: “É muito importante, porque quando se participa num torneio interassociações a visibilidade aumenta significativamente e estes miúdos podem vir a ter oportunidades que eu também tive e aproveitá-las da melhor maneira”.

A oportunidade de Silvestre aconteceu, em Guimarães, em 2013, no torneio nacional interassociações sub-15, que recorda com saudade e provoca sorrisos. “Era uma felicidade tremenda poder partilhar esses momentos. Eu, que vim de baixo, ter as condições que nós tínhamos, mesmo sendo poucas, para nós era já eram muitas. Então, nós ficávamos felizes só com isso e, na altura com 14/15 anos, apenas nos importávamos em jogar e libertar a alegria de poder jogar”.

Hoje, Silvestre Ferreira tem a plena consciência das dificuldades que passou para chegar ao topo, obstáculos que tem ultrapassado com a força da ambição e do muito talento que lhe é reconhecido.

Aos mais jovens, aos que percorrem o caminho das seleções distritais e a todos quantos seguem a competir no seio dos seus clubes, Silvestre Ferreira deixa o conselho: “Que se divirtam e que aproveitem as oportunidades ao máximo, porque nunca sabemos quando vem a ‘tal’ oportunidade”.

“Os torneios nacionais interassociações são experiências únicas e assumem-se como momentos de excelência, que podem abrir portas. Mas, acima de tudo, continuem a jogar futsal perseguindo os sonhos e transformá-los em realidade”.

Silvestre Ferreira assistiu ao treino e no final, depois de ser mais um a gritar “Setúbal”, com a humildade que o carateriza, não deixou de contatar diretamente com todos os jovens que integraram a sessão de trabalho, distribuindo autógrafos e registando as selfies da praxe.

Refira-se que a Direção da Associação de Futebol de Setúbal, representada no treino pelos diretores Amândio de Jesus e José Teixeira, agradeceu, com especial entusiasmo, a visita de Silvestre Ferreira, futsalista que registou a sua primeira internacionalização em 23 de fevereiro de 2016. Desde então, já vestiu a camisola das Quinas por 29 vezes (4, sub-17; 2, sub-19; 16, sub-21 e 7 na seleção principal). Aliás, a estreia pela seleção A, aconteceu em março de 2021, na Torre da Marinha, Seixal.

No percurso na seleção nacional já festejou a conquista da Finalíssima, a Taça Intercontinental 2022, realizada na Argentina, depois dos comandados do selecionador Jorge Braz terem derrotado a Espanha.

Silvestre Varela está, por esta altura, a recuperar de uma lesão no menisco externo, contraída em dezembro de 2022.

Recorde-se que a seleção sub-15 de futsal da AF Setúbal vai participar na edição 2023 do Torneio Nacional Interassociações, prova agendada para decorrer entre 18 e 21 de fevereiro, na região de Aveiro.