Dia histórico para o futsal no feminino da nossa região. As futsalistas internacionais Fifó e Janice foram, esta sexta-feira, apresentadas oficialmente como as primeiras Embaixadoras da Associação de Futebol de Setúbal para o Futsal feminino.

Para assinalar o momento ímpar, a Direção da AF Setúbal promoveu uma cerimónia, realizada na Sala Bocage do Hotel Cristal, em Setúbal, evento que reuniu cerca de uma centena de pessoas, entre dirigentes, técnicos e muitas jovens futsalistas em representação de clubes do nosso universo associativo, participantes num evento, igualmente, presenciado por autarcas da nossa região.

“Agradecemos à Fifó e à Janice por terem aceitado o nosso convite. Este é um momento muito importante para o futsal feminino da nossa região”, começou por declarar o presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, ladeado pelo vice-presidente Desportivo da associação, João Aires, duas protagonistas da cerimónia institucional e o selecionador distrital de futsal e responsável técnico associativo para a área do futsal, Pedro Henriques.

“Com este apoio, o Projeto do Futsal Feminino da AF Setúbal ganha duas referências de reconhecida relevância no panorama do futsal português e internacional”, enalteceu o líder associativo, lembrando que o que está em causa é “contribuir para o crescimento do número de praticantes no seio dos clubes, num envolvimento com o desporto escolar, visando a dinamização de diversas iniciativas, entre elas a criação, tão depressa quanto possível, de campeonatos de iniciadas e juvenis”.

Francisco Cardoso, vincou que este é um desafio que pretende contar, igualmente, com o apoio de todos, clubes, desporto escolar e autarquias.

“A Janice e a Fifó serão fundamentais nas dinâmicas que vão ser promovidas”, realçou o presidente da AF Setúbal, antes de agradecer, de forma especial, a presença de todos os representantes dos clubes que lotaram a sala da unidade hoteleira.

“Desejamos ver o nosso futsal feminino ser considerado uma referência nacional. Temos qualidade e clubes que trabalham de forma excecional no plano formativo”, rematou.

Nesta sequência, Pedro Henriques reforçou o agradecimento às duas futsalistas por aceitarem o convite e assumirem o estatuto de embaixadoras da AF Setúbal. “São exemplo para nós. Começaram com as dificuldades inerentes a quem jogou em clubes de bairro, mas cresceram, trabalharam, estudaram e estão em patamares onde todas querem chegar”, homenageou o técnico distrital.

Pedro Henriques não hesitou, contudo, de lembrar que “o Projeto do Futsal Feminino da AF Setúbal conta com todos. Assim, conseguiremos ter mais força para fazer crescer o futsal feminino no distrito”.

Fifó dá força e faz acreditar

A internacional portuguesa, que já conta com mais de 70 internacionalizações com a camisola das Quinas, depois de agradecer à AF Setúbal e a Pedro Henriques pelo convite assegurou: “Estamos aqui com o intuito de chamar mais meninas e mulheres para o futsal no feminino, que continua a evoluir”.

Fifó, que atua na posição fixo, ao reconhecer a importância do projeto associativo, deixou a mensagem: “acreditem, quantas mais formos, mais projetos se podem desenvolver e isso é positivo e todas saímos a ganhar”, declarou a futsalista.

Janice elogia trabalho e caminho acertado

A pivô internacional lusa, a caminho das oitenta internacionalizações pela seleção nacional A, agradeceu à AF Setúbal e a Pedro Henriques pelo prestigiado convite e não perdeu tempo em dirigir-se às jovens atletas presentes no evento: “lutem pelos sonhos, porque é possível concretizá-los”.

Janice assumiu que a Federação Portuguesa de Futebol, as associações distritais e os clubes têm feito um trabalho fantástico no sentido de potenciar o crescimento do futsal feminino. Isso começa a refletir-se nas seleções jovens. Estamos no caminho certo e com o apoio de todos vamos crescer cada vez mais”.

Nos instantes finais da cerimónia, atletas de todos os clubes representados fizeram perguntas a Fifó e a Janice e as embaixadoras AF Setúbal Não deixaram ninguém sem resposta, no âmbito de um momento descontraído e de particular proximidade entre as jovens da nossa região e as futsalistas internacionais, a quem desejamos, dentro em breve, que conquistem o estatuto de campeãs europeias por Portugal.

A Direção da AF Setúbal esteve, igualmente, representada pelos diretores Amadeu Mota, Amândio de Jesus e José Teixeira.