O estádio e o campo n.º 2 do Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade, foram, este sábado, palco de um dos dias mais extraordinários das iniciativas ligadas aos encontros distritais Joga +, promovidos pela Associação de Setúbal.

Naquele que foi o 2.º Encontro Joga + Futebol da presente época, que contou com a colaboração organizativa do Clube Desportivo da Cova da Piedade, o evento dedicado aos traquinas e petizes decorreu, em simultâneo, nos dois recintos da dinamização do futebol piedense, o que, desde logo, assumiu um cenário inédito neste género de ações.

Ao todo foram 365 meninos e meninas (253 traquinas e 112 petizes) aqueles que liberaram, ao longo dos 69 minijogos realizados em quatro horas de atividade, uma alegria contagiante e inesgotável, sentida de perto pelas centenas e familiares.

Números que simbolizam bem a forte adesão a esta iniciativa, a qual contou com a participação de 45 equipas em representação dos seguintes 17 emblemas filiados na AF Setúbal: CD Cova da Piedade, Palmelense FC, CD Os Pelezinhos, São Domingos FC, AD Quinta do Conde, GDEB D. João I, CR Instrução, Charneca de Caparica FC, Botafogo FC, GD Pescadores da Costa de Caparica, Juventude FC Sarilhense, UF Comércio e Indústria, CCD Brejos de Azeitão, Amora FC, AD Samouquense, Quintajense FC e UFC Moitense.

Para Paulo Veiga, presidente da Direção do Clube Desportivo da Cova da Piedade, “foi uma iniciativa muito agradável e importante para o desenvolvimento do desporto formativo do nosso concelho e do distrito”, começou por assinalar, instado a avaliar a realização da ação, a qual evidenciou a “questão do turismo desportivo, com a deslocação de muitas equipas de várias localidades em torno de um evento realizado na nossa região”.

Sobre a importância dos encontros Joga + o dirigente do clube considerou a iniciativa “muito positiva”. “É a força dos concelhos do nosso distrito, é a força da nossa formação em evidência. Estas ações fazem com que as crianças se encontrem, participem e divirtam. É um reforço da prática desportiva que reconhecemos”, enalteceu.

Paulo Veiga não hesitou em elogiar a forma como tudo decorreu ao longo do evento, salientando “o cuidado de todos os intervenientes pelas instalações e a excelente organização da AF Setúbal em colaboração com o CD Cova da Piedade de uma ação que, seguramente, concentrou mais de um milhar de pessoas que partilharam uma jornada de grande entusiasmo numa tarde muito bonita e abrilhantada pela alegria contagiante das crianças, e que decorreu no dia do 76.ª aniversário do CD Cova da Piedade”. “Foi excecional e estão todos de parabéns.”

No âmbito da realidade do emblema Piedense, Paulo Veiga afirmou que o clube “continua a ser um dos que mais aposta na formação no distrito. Temos todas as bases para desenvolver um trabalho competente, alicerçado na entreajuda de todos os departamentos técnicos, que visa a excelência do desenvolvimento formativo dos atletas”.

A operacionalização organizativa do encontro Joga + na Cova da Piedade esteve foi liderada pelo coordenador técnico distrital da AF Setúbal, Pedro Santos, que não hesitou em começar por agradecer “a todos os intervenientes, participantes e agentes desportivos presentes no evento”.

“Concretizamos mais um dia de especial alegria à volta da bola para centenas de crianças, numa dinâmica extraordinária realizada entre o relvado natural e o piso sintético das instalações desportivas municipais do Estádio Municipal José Martins Vieira, que, creio, superou as expetativas e, por isso, dou os parabéns a todos e sublinho um agradecimento particular ao CD Cova da Piedade pela colaboração prestada”. “Foi uma tarde espetacular, as crianças adoraram, os familiares elogiaram e os próprios técnicos reconheceram a importância do evento”.

“Queremos aumentar os números de praticantes no seio dos clubes e este encontro foi mais uma promoção nesse sentido. Vamos continuar a realizar estes encontros, reforçar a dinâmica e potenciar ainda mais envolvência dos nossos emblemas nesta ação levada a cabo pela AF Setúbal em nome do futebol de base e da valorização do trabalho que é feito nos clubes”, referiu Pedro Santos.

A Direção da AF Setúbal esteve representada no 2.º Encontro Joga + Futebol 2022/2023 pelo presidente e pelo diretor, Francisco Cardoso e Amândio de Jesus, respetivamente.