A Cerimónia de Entrega de Placas e Diplomas às Entidades Formadoras Certificadas filiadas na Associação de Futebol de Setúbal (AF Setúbal), no âmbito do Processo de Certificação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), referente à época 2021/22, reuniu, esta quinta-feira, no Auditório Bocage, da Junta de Freguesia de São Sebastião, em Setúbal, mais de uma centena de convidados em representação dos 38 clubes e sociedades desportivas distinguidos, autarquias da região e das estruturas dirigentes da FPF e AF Setúbal.

Coube ao presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, na qualidade de representante da entidade anfitriã do evento, dar o pontapé de saída, demonstrando “uma satisfação muito grande” por receber a cerimónia no Auditório Bocage, o que aconteceu pelo segundo ano.

“Ficamos muito felizes quando instituições como a AF Setúbal solicitam a utilização deste espaço”, salientou o autarca, a propósito de um lugar de excelência que muito prestigia a freguesia e a cidade sadina.

Na sequência das intervenções protocolares, Francisco Cardoso, Presidente da Direção da AF Setúbal, não hesitou em começar por testemunhar o facto do evento apresentar sala cheia e agradecer à JF São Sebastião, na pessoa do presidente Nuno Costa, a cedência do auditório. “Temos sido uns privilegiados por esta disponibilidade institucional da autarquia. Muito obrigado”.

O presidente da AF Setúbal, que agradeceu, igualmente, ao presidente da FPF, Fernando Gomes, por, mais uma vez, estar presente num momento que prestigia os clubes, bem como aos autarcas e representantes dos clubes, realçou o facto do processo da certificação no seio do universo associativo espelhar “uma evolução positiva na participação dos clubes filiados”. Contudo, o líder diretivo, assumiu o desafio de “continuar a fomentar, com o apoio das autarquias locais, entidades que enalteceu, a importância da adesão dos emblemas”, que no seio da AF Setúbal se aproximam dos 13 mil atletas inscritos.

O dirigente associativo reconheceu, “todo o empenho e trabalho desenvolvido pelos clubes no âmbito do processo de certificação”, aos quais agradeceu de forma vincada em nome da Direção da AF Setúbal.

Em nome da FPF, Fernando Gomes, reiterou a valorização das autarquias e dos autarcas, que tal como os clubes e os seus dirigentes “são peças fundamentais no desenvolvimento do Desporto em Portugal”.

“Sem eles, não era possível a FPF e as ADRs fazerem tudo aquilo que fazem”, registou, agradecendo, de forma particular aos emblemas da AF Setúbal pelo respetivo contributo e pelo registo evolutivo no âmbito da certificação.

Fernando Gomes sublinhou a relevância do processo de certificação de entidades formadoras que, “passados cerca de oito anos chegou a 1187 clubes dos 1300 que a FFP tem, o que significa que mais de 90 por cento aderiram ao processo”, que o líder federativo realçou como “estruturante e marcante no desenvolvimento do futebol português”.

“O trabalho vai continuar para que mais clubes adiram e assegurem mais e melhor qualidade formativa”, afirmou Fernando Gomes, felicitando os emblemas pela forma fantástica como se têm dedicado ao processo.

O evento prosseguiu com a entrega das 36 placas e diplomas às entidades formadoras, que apresentamos, abaixo, numa cerimónia finalizada com todos os representantes dos emblemas distinguidos presentes reunidos no palco do Auditório Bocage.