O “Futsal ConVida”, iniciativa da Associação de Futebol de Setúbal a realizar uma vez por mês, durante uma hora, numa ligação online, com a participação de um convidado ligado ao mundo do futsal, com o objetivo de fomentar a partilha de experiências e proporcionar um acréscimo de conhecimentos técnicos, estreou esta sexta-feira.

Pulpis, o atual treinador da equipa de futsal sénior masculina do SL Benfica, foi o convidado de estreia.

“Bem-vindos. Esta iniciativa é, sobretudo, para promover o futsal, num espaço de partilha”, começou por salientar João Aires, vice-presidente Desportivo da AF Setúbal, a quem coube saudar os participantes e o convidado, a quem agradeceu de forma destacada por ter aceitado o desafio.

“O conceito do “Futsal ConVida” está assente na partilha de experiências e do reforçar dos conhecimentos”, salientou João Aires, no âmbito da abertura da sessão, a qual contou, igualmente com a presença do presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, bem como de Armando Veríssimo, membro do Conselho de Arbitragem, e do coordenador técnico distrital, Pedro Santos, e de Pedro Henriques, selecionador distrital de futsal e elemento técnico responsável da AF Setúbal para o futsal.

Foi precisamente Pedro Henriques a conduzir a sessão e a trazer para debate diversas temáticas sobre as quais Pulpis não hesitou em abordar e responder às perguntas sem reservas e com detalhe.

O treinador espanhol que, há cerca de uma semana, levou os encarnados à conquista da Taça da Liga, ao agradecer à AF Setúbal pelo honroso convite, não perdeu tempo em assegurar que a noite seria de partilha em nome do futsal. E assim foi.

Uma hora bem preenchida, que passou num ápice, mas que ganhou elogios e o reconhecimento dos participantes que estiveram ligados numa conversa descontraída e interativa onde nada ficou sem resposta.

Pulpis, para quem “o futsal em Portugal tem mais qualidade individual e é mais físico” admitiu estar a descobrir “um futsal com talento enorme e muitos jovens de qualidade”.

Ao longo da sessão, o técnico convidado abordou questões táticas, revelou métodos de trabalho, falou de formação, da modalidade no feminino e de arbitragem, tudo numa hora em que os participantes tiveram, naturalmente, a oportunidade de reforçar o leque de perguntas.

No final, Pulpis não teve dúvidas: “Todas estas iniciativas são muito importantes. Quando, em jovem, despertei o meu interesse em ser treinador, a informação disponível era pouca. Hoje, com Internet, os que não querem melhorar e aprender é porque que não têm interesse. Esta ideia da AF Setúbal é, por isso, muito importante”.

“A partilha de experiências é fundamental, porque todos temos de melhorar. O êxito das nossas profissões passa pela constante aprendizagem. Nunca deixem de estar atualizados”, sublinhou o treinador convidado da estreia do “Futsal ConVida”.

Pulpis, num remate final, não hesitou em considerar que “o futsal em Portugal está num momento top e que a evolução da modalidade, pelo mundo, está no bom caminho”.

“Muito obrigado, foi um grande prazer estar aqui”, afirmou Pulpis, antes das despedidas, sublinhadas com reconhecimento pela iniciativa associativa, naquela que foi a sessão de estreia do “Futsal ConVida”.

A próxima já tem data e hora marcadas: 26 de março, entre as 21 e as 22 horas. Oportunamente, a AF Setúbal irá disponibilizar ficha de inscrição online, para o segundo ‘Futsal ConVida’, que tem como prioridade envolver dirigentes e responsáveis técnicos dos emblemas filiados na AF Setúbal, que dinamizam a prática do futsal.

Guaiba, treinador de guarda-redes da Associação Carlos Barbosa de Futsal, no Brasil, é o convidado e vai abordar a temática do treino de guarda-redes.