A Associação de Futebol de Setúbal promoveu, na sexta-feira e no sábado, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal e no Pavilhão do CDR Águias Unidas, a ação formativa "Princípios e Fundamentos do Futsal", iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol, que teve como preletor o Treinador da Equipa Técnica Nacional de Futsal, Luís Conceição.

Foram 80 os participantes inscritos na AF Setúbal que nos dois dias de formação marcaram presença nas sessões teórica e prática, o que representa uma adesão muito significativa e elogiada pelo responsável técnico nacional.

Na abertura da ação, num lotado Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, deu as boas-vindas aos participantes e realçou a importância da iniciativa e daquilo que representa para o reforço do conhecimento dos treinadores mais ou menos experientes.

A excelente adesão foi igualmente vincada pelo dirigente associativo, sinal da evolução que o futsal tem vindo a evidenciar no seio da nossa região.

A ação, com base no programa "Princípios e Fundamentos do Futsal", é direcionada a treinadores de futsal e assume-se como uma aposta forte da entidade federativa tendo como objetivo a qualificação das etapas de formação no futsal e tem vindo a ser realizada por todo o país em coordenação com as Associações Regionais e Distritais de Futebol.

Nestes dois dias em que coube à AF Setúbal acolher a iniciativa, numa oportunidade formativa gratuita, que envolveu uma componente teórica, na sexta-feira, e aplicação prática, no sábado, no caso com a colaboração de futsalistas sub-13 do CDR Águias Unidas, ficou bem patente o interesse de todos os participantes.

Luís Conceição, Treinador Nacional de Futsal, que liderou, de forma exemplar, os dois dias de atividade leva a efeito pela AF Setúbal, não hesitou em fazer um balanço positivo da ação realizada, sublinhando a grande adesão.

“De facto é importante e nós ficamos muito satisfeitos quando há adesão. É sinal de que as pessoas estão procuram mais informação, conhecimentos, para melhorarem o trabalho que estão a fazer e serem cada vez melhores treinadores. É esse, também, o nosso grande objetivo com o Projeto Fundamentos que, tal como com o Projeto 1 dos guarda-redes, visa dar ferramentas às pessoas, contribuindo para o crescimento da qualidade do nossos jogos e dos nossos intervenientes”, começou por registar ao afsetubal.pt Luís Conceição.

“Todos devemos estar muito satisfeitos. Conseguir este grande número de participantes não é nada fácil. Foi uma demonstração de vontade das pessoas e do excelente trabalho de divulgação levado a cabo pela AF Setúbal”, realçou o técnico nacional.

Sobre a dinâmica da ação formativa, Luís Conceição sublinhou que “conciliar a teoria com a prática é sempre de uma riqueza incrível”, vincando a envolvência de todos os participantes. “A modalidade continua a percorrer um caminho de crescimento, que queremos reforçar, e nesse sentido, as associações e os clubes têm um papel muito importante nessa evolução”, reconheceu.

Refira-se que no âmbito da organização operacional do evento, a AF Setúbal esteve representada por Pedro Santos, coordenador técnico distrital, e Pedro Henriques, responsável técnico para a área do futsal.

A Direção da Associação de Futebol de Setúbal agradece à Câmara Municipal do Seixal e ao CDR Águias Unidas pela cedência das respetivas instalações, bem como à equipa sub-13 do clube, cuja colaboração foi fundamental para o sucesso da ação formativa.