Numa tarde espetacular promovida em nome do futsal no feminino da nossa região, a equipa do Portugal Cultura e Recreio sagrou-se, este sábado, no Pavilhão Desportivo Municipal do Samouco, Alcochete, vencedora da edição 2022/2023 da Taça AF Setúbal feminina sénior, depois vencer, por 5-1, o Vitória Futebol Clube, no jogo da final da competição distrital.

Com a bancada do recinto samouquense preenchida por adeptos dos dois emblemas, que não hesitaram em apoiar as suas equipas de forma constante, o encontro de atribuição do troféu associativo foi vivido de forma intensa na quadra, com as equipas finalistas a proporcionarem uma partida muito competitiva e que contribuiu de forma relevante para o reforço da promoção do futsal no feminino na nossa região.

A formação do Portugal CR, que chegou a esta final com o estatuto de campeã distrital, conseguiu sair para o intervalo a vencer por 2-0, espelhando maior dose de eficácia na concretização, perante as vitorianas que não tiveram semelhante felicidade nas oportunidades construídas.

O recomeço da partida abriu com o Vitória a festejar o golo (2-1) mas, apesar da grande atitude competitiva das futsalistas vitorianas, que ficou bem patenteada, o conjunto setubalense não conseguiu voltar a dar expressão no placard até final do jogo.

Ao invés, o Portugal CR, demonstrando solidez defensiva e aproveitando o balanceamento ofensivo vitoriano, conseguiu marcar por mais três ocasiões, estabelecendo o resultado (5-1).   

Ficha do jogo

Equipas finalistas:

Portugal CR – Ana Catarina, Lina Silva, Érica Fontes, Leonor Lopes, Diana Teixeira, Cátia Rocha (1 golo), Ana Sintra, Raquel Gaspar (1), Rute Botas, Sofia Valente (2), Soraia Pratas e Jéssica Rodrigues (1).

Treinador – Alexandre Ribeiro

Vitória FC – Sofia Cacilhas, Rita Santos, Vera Guerra, Inês Santos, Catarina Martins, Natacha Gonçalves, Ana Amaro, Maria Galindro (1 golo), Cleide Galante, Isabela Cabeça, Ana Borda e Priscila Calmeirão.

Treinador - Adil Ahmed

Equipa de arbitragem:

1.ª árbitra: Bárbara Caramba
2.º árbitro: João Alexandre Lopes
3.º árbitro: Jorge Stella
Cronometrista: Inês Mafra
 

Com o triunfo do Portugal CR, a formação seixalense junta a conquista da taça ao campeonato, repetindo a proeza alcançada na época anterior.
O Vitória FC voltou a ser finalista vencido e vice-campeão da prova regular distrital, registos semelhantes aos obtidos em 2021/2022.
 

A Direção da AF Setúbal felicita o Portugal CR pela conquista do troféu e saúda o Vitória FC pela meritória participação na final.

Num evento em que imperou o Fair-Play, dentro e fora da quadra, de assinalar o ambiente fantástico que foi evidenciado. Nesse particular, destaque para a participação da Escola de Dança Impacto que, através um grupo de crianças dançarinas liderads pelo professor Edgar Raposo, proporcionou diversos momentos de grande animação e espetacularidade no âmbito de uma tarde de festa em nome do futsal no feminino, que contou, igualmente, com a presença de um conjunto de meninas representantes de vários clubes de futsal da nossa região, aos quais se agradece pela colaboração.

Foi nesta envolvência de desportivismo generalizado e especial clima festivo que foi realizada a cerimónia oficial de entrega das medalhas de participação aos conjuntos finalistas e à equipa de arbitragem, num momento solene partilhado por dirigentes da AF Setúbal e dos clubes finalistas e responsáveis autárquicos locais.

A taça distrital foi entregue pelo presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, à capitã de equipa do Portugal CR, Sofia Valente.

A Final da Taça AF Setúbal Feminina de Futsal Sénior 2022/2023 foi organizada pela AF Setúbal em colaboração com a Câmara Municipal de Alcochete e contou com a especial participação da Escola de Dança Impacto, parceiros a quem se agradece de forma vincada.