Faustino Mestre, presidente da Direção do Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, foi distinguido este sábado (13), no Estádio João Pedro, com o “Prémio Cartão Branco”, numa iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol, que contou com a colaboração institucional da Associação de Futebol de Setúbal.

A entrega do prémio a Faustino Mestre pelas mãos do presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, decorreu nos instantes que antecederam o encontro GD Fabril do Barreiro – C. Oriental de Lisboa, partida a contar para a jornada 12 do Campeonato Nacional Sub-19 da II Divisão - Série E – Manutenção e Descida.

Recorde-se que a atribuição do prémio ao presidente do emblema fabrilista decorre do reconhecimento evidenciado, enquanto espetador espetador, no âmbito do jogo GD Fabril do Barreiro – Louletano DC, do passado dia 4/3/2023, a contar para a 4.ª jornada do Campeonato Nacional Sub-19 II Divisão – Série E, 2.ª Fase Manutenção e Descida, por, de acordo com o relatório de jogo: “Aos 46 minutos da segunda parte o jogador nº 4 do Louletano caiu no chão após choque com o seu adversário nº 8, ficando a sangrar abundantemente da cabeça. Um espectador que se encontrava na bancada, o qual o fui informado pelos responsáveis do Fabril que seria o Sr. Faustino Mestre, presidente do clube e médico, prestou-se a entrar no terreno de jogo para apoiar na assistência ao jogador ferido.".

O Regulamento do Cartão Branco visa promover o desportivismo e Fair-Play, reconhecendo comportamentos eticamente relevantes, através da amostragem, pelo árbitro da partida, de um Cartão Branco aos jogadores, oficiais de equipa e adeptos, e, consequentemente, pela atribuição de um prémio pela FPF.