Bernardo Mata e Élson Marques, treinadores das equipas principais seniores do Grupo Desportivo de Sesimbra e do Grupo Desportivo de Alfarim, respetivamente, olham com ambição para a conquista da Taça AFS de futebol de praia, cuja Final se realiza, esta quarta-feira, a partir das 21 horas, no Campo de Jogos da Praia do Ouro, em Sesimbra.

Num jogo que é sinónimo de dérbi concelhio, os técnicos finalistas garantem motivação dos seus conjuntos para levar de vencida uma competição que marca uma renovada etapa idealizada pela Associação de Futebol de Setúbal em nome da promoção do futebol de praia na nossa região.

No lado do GD Sesimbra, Bernardo Mata assume que a presença da equipa no jogo de atribuição do troféu “era um dos objetivos da época”. Concretizado esse desejo, o técnico garante que os seus pupilos estão “preparadíssimos para ganhar o jogo”.

“A motivação é grande e há confiança. A equipa está num dos melhores momentos da temporada, com os resultados a comprovarem-no, pelo que chegar a esta final é motivante e muito bom para a equipa”, avalia Bernardo Mata, antes de apontar dificuldades.

“Espero um jogo complicado, frente a um adversário sempre difícil de ultrapassar. Quer queiramos, quer não, é sempre um dérbi”, sublinha o treinador do emblema sesimbrense, sediado na freguesia de Santiago, realçando que “as duas equipas se conhecem bastante bem”. “Esta Final vai ser definida por pormenores e quem estiver mais concentrado e preocupado em jogar vai ganhar a taça. Não tenho dúvidas”.

A conquistar o troféu, o GD Sesimbra concretizaria um objetivo de época e o treinador via a conquista como uma “alavanca motivacional para a equipa” no âmbito daquilo que ainda falta competir, nomeadamente no plano nacional.

Sobre a relevância da Taça AFS, Bernardo Mata considera que “veio reforçar a promoção do futebol de praia na nossa região e no concelho sesimbrense, o qual está representado por duas equipas na Final, o que é importante”.

Sobre o ambiente competitivo que se antevê, Bernardo Mata lembra que a presença dos adeptos na bancada vai ser importantíssimo, independentemente da equipa que apoiarem. Jogar com a ‘casa cheia’, como se espera, é sempre um cenário, naturalmente, muito relevante no que ao plano motivacional para os jogadores respeita. “Acima de tudo, que seja uma festa do futebol de praia”.

 

Por seu turno, no lado do emblema sediado na freguesia do Castelo, Élson Marques dá voz à ambição do GD Alfarim em ver levantada a taça associativa. O treinador visa a conquista de uma prova que é nova e pela qual garante que a sua equipa vai “lutar para ganhar”.

“A motivação é grande. Igual à como entramos em qualquer jogo. Como sempre, o GD Alfarim entra em todos os jogos para ganhar e é o que vamos procurar nesta Final, desde o primeiro minuto”, assegura o treinador, antecedendo uma avaliação sobre aquilo que a partida reserva e a análise do oponente.

“Espero um jogo de grau de dificuldade máxima”, considera Élson Marques, sobre um encontro que vale um troféu e no qual terá pela frente “um adversário que vem de algumas vitórias seguidas, uma delas na mais recente eliminatória da Taça de Portugal e outra contra nós, nos penáltis, a contar para o Campeonato Nacional”.

“Por isso, acredito que o Sesimbra seja uma equipa que vem com a motivação perto do 100. Vai ser um jogo difícil”.

Contudo, no seio da equipa do GD Alfarim a ambição de vencer é uma realidade e a conquista da Taça AFS representaria somar um título ao palmarés e continuar na procura de renovados sucessos, nomeadamente no que respeita ao Campeonato Nacional.

“A Final da Taça AFS é, por isso, uma oportunidade para conquistar um prémio e por isso vamos fazer tudo para conquistar o troféu”.

O Campo de Jogos da Praia do Ouro, recinto de reconhecida qualidade edificado pela câmara Municipal de Sesimbra e uma referência nacional no âmbito daquilo que é a dinâmica do futebol de praia, tem centrado atenções e a cada jogo realizado, a bancada não demora a ficar preenchida.

Esta quarta-feira, e até porque se joga um dérbi e há um troféu em disputa, o cenário não deverá ser diferente.

“Acredito que a bancada vai estar repleta de adeptos e que todos promovam um bom espírito para que possamos divulgar a modalidade da melhor forma, considerando que é também um objetivo desta competição distrital. Neste âmbito os adeptos têm um papel importante”.

“Nós, GD Alfarim, vamos tentar promover a modalidade, como temos feito até aqui e acredito que o GD Sesimbra tentará fazer o mesmo”, assinalou Élson Marques, sobre uma Final que, recorde-se, está agendada para esta quarta-feira, às 21 horas, no Campo de Jogos da Praia do Ouro, em Sesimbra.

A Final da Taça AFS de futebol de praia é organizada pela Associação de Futebol de Setúbal e conta com a colaboração institucional da Câmara Municipal de Sesimbra.

Fotos de apoio às ilustrações no texto: GD Alfarim e GD Sesimbra