O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol arranca esta quinta-feira com uma campanha de recrutamento de árbitros de futebol, futsal e futebol de praia, sob o mote “Faz parte do jogo, vem arbitrar”.

No âmbito desta campanha haverá diversas campanhas de sensibilização e promoção, com o objetivo de fazer face à falta de árbitros no futebol nacional, a exemplo do que acontece em termos europeus, onde são necessários cerca de 45 mil novos árbitros.

Recorde-se que, em meados de agosto, a UEFA iniciou uma grande campanha de recrutamento, depois de em fevereiro ter elogiado o projeto apresentado pelo Conselho de Arbitragem da FPF.

José Fontelas Gomes, presidente do CA da FPF, explica o objetivo desta campanha: “o grande objetivo é aumentar a nossa base de recrutamento, ajudando ao mesmo tempo as Associações Distritais e Regionais de futebol no seu processo de recrutamento e retenção, que são problemas com os quais nos debatemos na atualidade. E aqui gostaria de realçar o trabalho que tem sido feito nesta matéria pelas associações distritais e regionais e pela APAF, em conjunto com o CA da FPF, pela forma inexcedível como têm vindo a realizar o seu trabalho nesta área. Também os árbitros das primeiras categorias de futebol, futsal e futebol de praia estão muito empenhados nesta campanha de recrutamento pois o espírito da arbitragem é mesmo este, com os mais velhos a ajudarem os mais novos. Será a maior campanha jamais efetuada em Portugal e por isso estamos otimistas quanto aos resultados que venhamos a atingir. Queremos continuar a crescer e, para isso, quanto maior for a base da arbitragem melhor”.

c/FPF