Faleceu, esta quinta-feira, Francisco Soeiro Marques Lobo, antigo árbitro internacional de futebol, pertencente aos quadros da Associação de Futebol de Setúbal. Tinha 93 anos.

Francisco Lobo, natural do Barreiro, é reconhecido como um dos árbitros mais categorizados do historial da arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal, tendo assumido particular destaque nas décadas de 60 e 70.

Pela sua qualidade, Francisco Lobo foi nomeado para diversos jogos internacionais das mais importantes provas europeias, sendo que na época 1972/1973 liderou a equipa de arbitragem na meia-final da Taça dos Campeões Europeus, entre o Derby County e a Juventus.

Intramuros, o futebol português viu Francisco Lobo atuar ao mais alto nível. Foi o árbitro em três finais da Taça de Portugal: 1970/1971 – Sporting-Benfica; 1971/1972 – Benfica-Sporting, e 1977/1978 – Sporting-FC Porto.

Refira-se que a final entre ‘leões’ e ‘dragões’, realizada no dia 17 de junho de 1978, marcou a despedida de Francisco Lobo da arbitragem.

Neste momento de pesar, e homenageando a memória do categorizado árbitro de referência, a Associação de Futebol de Setúbal endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Francisco Lobo.