"Partilhemos a celebração da vida e olhemos o futuro com a ambição de continuar a fazer mais e melhor em prol das nossas famílias e das nossas atividades. A quadra festiva que atravessamos invade-nos de sentimentos sempre especiais e de intensidade muito particular. Um momento em que nos confortamos com a força de quem nos está mais próximo, mas também de quem, com dedicado esforço e trabalho, nos inspira a ser mais fortes.

Tenho a certeza que é, também, assim no âmbito da Associação de Futebol de Setúbal. A grande família do Futebol, Futsal e Futebol de Praia de toda uma região representada por 13 concelhos, que não tem parado de crescer e de se afirmar e a qual é reconhecida e nos merece, em todos os momentos, um destacado agradecimento.

Com um novo ano a começar, não posso deixar de recordar alguns factos que evidenciam o crescimento e as potencialidades da nossa família associativa e que considero relevantes para o percurso evolutivo, que mantemos.

Na verdade, 2023 fica ligado a um ano de recordes e feitos.

A AF Setúbal fechou a época desportiva 22/23 com o maior número de praticantes inscritos, mais de 14 mil, pela primeira vez.

Em novembro último, registamos novo momento histórico e que muito nos entusiasma, com a fasquia das mil praticantes femininas inscritas, em valor absoluto, a ser ultrapassada.

No plano da atividade competitiva das nossas seleções distritais, os sub-14 de futebol masculino sagraram-se vice-campeões do prestigiado Torneio Lopes da Silva 2023. Um registo inédito.

Já neste final de ano, realço as qualificações da seleção de futebol sénior para a fase final nacional da Taça das Regiões da UEFA e do jovem selecionado de futebol feminino sub-16 para a Liga de Ouro da fase final nacional da respetiva prova interassociativa.

No âmbito dos números, devo enaltecer a ação que hoje é uma marca de referência naquilo que tem sido a dinâmica da AF Setúbal em prol das nossas crianças: o JOGA +. Na presente época, em sete eventos, de futebol e futsal, já foram contabilizados um milhar participantes, entre petizes e traquinas.

Apesar de tudo, consciente da realidade do nosso universo associativo, e no sentido de contribuir para se ultrapassarem dificuldades, a Direção da AF Setúbal promoveu e reforçou um conjunto iniciativas, que se traduziram em significativos apoios diretos aos Clubes.

Reconhecendo aos nossos árbitros a enorme dedicação, trabalho e vontade de evoluir e contribuir em nome da prestigiada arbitragem da AF Setúbal, foram atribuídas mais e melhores ferramentas de apoio e incentivo à respetiva atividade.

Contudo, não posso deixar de aproveitar esta oportunidade para vincar, fortemente, aquilo que deve ser o papel de todos nós por um Desporto Sem Violência, com Responsabilidade e Praticado com Dignidade, Honra e Respeito.

A Violência Nunca Pode ir a Jogo. A Educação e o Civismo, Sim!

Este foi mais um ano em que a AF Setúbal, a quem as 21 associações distritais e regionais congéneres confiaram, pelo segundo mandato consecutivo, para integrar a Comissão Coordenadora da Mesa do Plenário, tem trabalhado conjuntamente na defesa dos Clubes.

Gostaria, igualmente, de enaltecer as nossas autarquias e parceiros por toda a colaboração institucional evidenciada ao longo do ano, nas mais diversas ações e apoios, na certeza de que a mesma será reforçada.

O trabalho continua. A proximidade institucional com os Clubes é reforçada diariamente. É nesta base, com determinação, compromisso e muito esforço em nome de mais e melhor atividade desportiva e competitiva e honrando um historial quase centenário, que continuamos firmes no sentido de potenciar tudo aquilo que é elementar neste nosso universo associativo: o abnegado trabalho dos dirigentes dos nossos Clubes, técnicos, atletas e árbitros.

Um destacado trabalho que alicerça o desenvolvimento da prática desportiva, traduzindo o crescimento do número de praticantes de Futebol, Futsal e Futebol de Praia, que reflete a visibilidade das nossas seleções distritais e que faz da AF Setúbal a maior família do desporto da nossa região e uma das maiores do País.

A todos, numa saudação especial, muito obrigado!

Desejo que esta quadra festiva possa ser celebrada por todos, num Feliz Natal no aconchego familiar, em Paz, com Amizade e com Saúde, e que o Ano Novo seja sinónimo de concretizações e tudo de melhor para as nossas vidas e instituições."

Francisco Cardoso,
Presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal