Bárbara Caramba (1.ª árbitra), Daniela Poejo (2.ª) e Inês Mafra (cronometrista) entraram, este sábado, para a história do futsal da Associação de Futebol de Setúbal, como as primeiras árbitras a serem nomeadas pelo Conselho de Arbitragem, enquanto equipa, para um jogo oficial de seniores masculinos.

Foi este sábado (10), no encontro AM Bairro Novo x Portugal CR, partida a contar para a 18.ª jornada do Campeonato Distrital de Seniores Masculinos.

Em nome da equipa de arbitragem, Bárbara Caramba admitiu que, depois de saberem da nomeação, ficaram “um bocadinho receosas”, sentimento que, rapidamente deu lugar ao “orgulho, por termos disso nós as escolhidas para realizar esse feito”.

Sobre a atuação do trio de arbitragem no jogo, Bárbara Caramba enaltece o apoio das equipas. “Sentimos essa atenção por ser o primeiro jogo nesta situação. Mas, acima de tudo, foi uma experiência ótima, foi muito bom. Até porque nos ajudou a ter mais autoestima dentro do campo e mais confiança”, registou.

“Vejo que esta nomeação representa uma grande evolução e uma oportunidade de crescimento. É uma porta que se abre para que nomeações deste tipo aconteçam mais frequentemente. Ao mesmo tempo que torna real a possibilidade de novas árbitras conseguirem chegarem a este patamar”, vinca ao afsetubal.pt a árbitra.

Este momento poderá assumir-se, igualmente, inspirador para muitas jovens entrarem no mundo da arbitragem. E Bárbara Caramba não enjeita a oportunidade de deixar um apelo nesse sentido: “Que tenham coragem e que vejam que tudo é possível, basta querer e ter muita força de vontade. Mas, que não deixem de experimentar, porque a arbitragem é algo fenomenal e que nos permite aprender todos os dias”.