O Campo da Liberdade, no Montijo, foi, este sábado (20), o grande palco da realização da Festa de Encerramento das Atividades 2023/2024 da Associação de Futebol de Setúbal, evento anual de particular celebração associativa e reconhecimento institucional que, pela primeira vez, aconteceu ao ar livre, num campo de futebol.

Na presença de centenas de convidados, entre dirigentes, técnicos, jogadores, árbitros e familiares de atletas, que preencheram a bancada do recinto montijense, o cenário vivido no final de tarde foi inteiramente dedicado à distinção de méritos do nosso futebol, futsal e futebol de praia, enaltecendo-se, assim, mais uma época de destacado trabalho com marca dos clubes representativos da AF Setúbal.

Recordaram-se todos os campeões, premiaram-se as equipas vencedoras das taças distritais e dos troféus de Disciplina, árbitros foram reconhecidos e homenageados três jovens jogadores (Joana Pinheiro, Carlos Rocha e Rafael Afonso) que ganharam o estatuto internacional. Foram muitos os momentos, sempre vincados por aplausos, vividos numa cerimónia espetacular, pontuada com a apresentação de vídeos, que motivou o agrado generalizado dos presentes.

A época 2023/2024 ficou associada a mais uma temporada de crescimento daquilo que é a representatividade do nosso universo associativo e esse facto foi sublinhado por Francisco Cardoso, presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal.

No discurso de saudação institucional, o líder diretivo da AF Setúbal, depois de agradecer ao emblema anfitrião Clube Olímpico do Montijo, na pessoa do seu presidente Cláudio Oliveira, pela disponibilidade e apoio no âmbito da utilização do recinto e organização do evento festivo, vincou o crescimento assinalável que AF Setúbal tem vindo a registar nas últimas épocas, sendo 2023/2024, uma temporada de renovados recordes.

No decurso da intervenção, o presidente associativo felicitou todos quantos estão ligados ao universo associativo pelo contributo decisivo que deram para que no final da pretérita época a AF Setúbal tenha ultrapassado, pela primeira vez, e muito a barreira dos 15 mil praticantes (15945), expressando, por isso, um “grande orgulho” por todos quantos representam a grande família da AF Setúbal, a quem reiterou felicitações pelo trabalho desenvolvido e dirigiu um “muito obrigado”.

Face ao aumento de praticantes e de equipas, foi sublinhado que na época finda, foram realizados mais de 8000 jogos.

Reafirmando o papel determinante dos clubes filiados e o crescimento sustentado da atividade associativa, Francisco Cardoso enalteceu a evolução significativa da realidade da prática do futebol e futsal no feminino, lembrando os apoios institucionais dedicados ao incremento no âmbito do plano estratégico 2020/2024, o qual, garantiu, será alvo de reforço nas próximas épocas, e deixando antever a realização de novas provas.

A linha evolutiva foi, igualmente, assinalada pelo presidente no que respeita ao Processo de Certificação de Entidades Formadoras. “Neste momento estamos com cerca de 60 por cento de clubes distinguidos no âmbito da Certificação”, realçou Francisco Cardoso, ao evidenciar o empenho dos clubes, a quem agradeceu. Perante este registo, a Direção associativa concretizou o objetivo de ver mais de 50 por cento dos emblemas filiados na AF Setúbal certificados ou reconhecidos.

No campo dos apoios, o presidente da Direção da AF Setúbal lembrou o papel da estrutura associativa no incentivo às candidaturas dos nossos clubes ao abrigo do processo “Crescer 2024”, e o reforço do conjunto alargado de apoios aos filiados, concedidos pela associação (deslocações de clubes em provas distritais e nacionais, bolas, equipamentos, inscrições, apoio na certificação e taxas de jogo).

O incremento da atividade formativa de base teve no dinamismo do JOGA + um momento de especial destaque na intervenção do presidente da AF Setúbal. Francisco Cardoso enalteceu que todos os encontros foram vividos em clima de grande festa e presenciados por número significativo de familiares. “Queremos agradecer o envolvimento dos nossos clubes filiados que se empenharam nas organizações dos eventos em parceria com a AF Setúbal. Sem eles o sucesso não seria o mesmo. Obrigado, a todos.”.

A importância da realização de cursos de treinadores e outras ações de formação dedicada, que envolveram cerca de 400 participantes, num reconhecimento renovado daquilo que é a qualidade formativa com marca AF Setúbal, foi, igualmente sublinhado por Francisco Cardoso.

Refira-se que no discurso, o presidente não deixou de agradecer aos municípios da nossa região, pelos apoios concedidos aos nossos clubes, a todos os emblemas que colaboraram nos treinos das nossas seleções distritais, nos cursos de treinadores e formações, à Federação Portuguesa de Futebol, por todo o apoio institucional, bem como a toda a estrutura diretiva e representativa dos demais órgãos sociais da AF Setúbal pelo empenho e dedicação evidenciados, num reconhecimento que foi extensível a todos os funcionários.

No dia da celebração de 2023/2024, Francisco Cardoso desejou que a nova época desportiva continue a potenciar o futebol, futsal e futebol de praia da nossa região e avance com entusiasmo redobrado.

A anteceder a intervenção do dirigente associativo, o diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Júlio Vieira, saudou, em nome da estrutura federativa, todos aqueles que fazem parte da grande família da Associação de Futebol de Setúbal, felicitando-os pela participação desportiva.

No âmbito do discurso, Júlio Vieira, assinalou que associações como a AF Setúbal fazem a força do futebol português e valorizou os nossos clubes e o trabalho diário que potencia o desenvolvimento e o talento dos jovens.

O diretor federativo, que assumiu a liderança diretiva da AF Leiria ao longo de quase 20 anos, num momento que afirmou ser de “justa homenagem”, realçou que “a AF Setúbal tem a particularidade de ter vindo a ter grandes presidentes”, considerando o atual líder associativo, Francisco Cardoso, “um dos mais comprometidos com a sua responsabilidade enquanto presidente de uma associação distrital”. “Isso tem sido uma sorte para a AF Setúbal. Ter pessoas comprometidas, sérias, competentes, trabalhadoras e dedicadas a esta causa, que é o movimento associativo”.

Júlio Vieira reafirmou o trabalho que os clubes fazem e que é absolutamente determinante para termos uma juventude com outro tipo de formação e em prol daquilo que é realidade do futebol português, que tem mais de 240 praticantes.

“Parabéns, à AF Setúbal e a todos os clubes pelo vosso trabalho”, felicitou o diretor da FPF.

No âmbito da festa associativa, apresentada pelo jornalista Carlos Dias, a AF Setúbal, recorde-se, promoveu a apresentação de vídeos que podem ser vistos nas páginas oficiais da associação nas redes sociais, locais onde podem ser, igualmente, acedidas fotos do evento.