Três vitórias e um empate conseguidos nos quatro jogos realizados pela seleção distrital da AF Setúbal na edição 2024 da Fase Única do Torneio Nacional Interassociações de Futsal Sub-15, que decorreu desde sexta-feira até hoje, na região de Santarém, valeram ao nosso jovem selecionado a qualificação para o Grupo A da prova interassociativa em 2025.
No jogo 4, disputado esta segunda-feira, no Pavilhão Municipal do Caneiro, em Ourém, a seleção da AF Setúbal, liderada pelo selecionador João Rosa, venceu, por 9-3, a congénere de Évora.
Leonardo Santos (3), Martim Barreto (2), Alexandre Simão, Afonso Henriques, Kevin Inácio e Salvador Pereira foram os marcadores da AF Setubal no jogo com o desfecho mais expressivo da nossa seleção no torneio.
Pela formação de Évora marcaram Eduardo Serol (2) e Simão Branco.
Feitas as contas à prestação competitiva, a seleção da AF Setúbal ganhou uma das duas vagas de acesso ao Grupo A, o que permite disputar, em 2025, o torneio interassociações de futsal sub-15 masculino entre as seis seleções distritais e regionais naquele que é considerado o nível competitivo mais elevado.
Calendário de jogos da seleção da AF Setúbal:
Jornada: 1
Data: 27 dezembro
Horário: 9h30
Local: Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Caneiro
Jogo: AF Setúbal, 4 x AF Algarve, 2
Jornada: 2
Data: 28 dezembro
Horário: 14h45
Local: Pavilhão Centro de Estudos de Fátima
Jogo: AF Setúbal, 4 x AF Santarém, 2
Jornada: 3
Data: 29 dezembro
Horário: 9h30
Local: Pavilhão Gimnodesportivo de Minde
Jogo: AF Setúbal, 3 x AF Madeira, 3
Jornada: 4
Data: 30 dezembro
Horário: 9h30
Local: Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Caneiro
Jogo: AF Setúbal, 9 x AF Évora, 3
Em jeito de balanço, João Rosa, selecionador distrital, começou por destacar “a concretização do objetivo desportivo/competitivo que a Associação de Futebol de Setúbal se propôs alcançar: a subida ao Grupo A”.
“Nos quatro jogos disputados com as congéneres do Algarve, Santarém, Madeira e Évora considero que conseguimos ser superiores. No entanto, nem sempre conseguimos evidenciar essa superioridade naquilo que os resultados espelharam”, avaliou o responsável técnico dos sub-15.
Sobre a importância do Interassociações, que reuniu as 22 associações do país, João Rosa salientou que “este torneio nacional tem um claro objetivo de dar a conhecer à estrutura federativa o trabalho e a qualidade dos atletas espalhados que estão por todo o país. Para alguns, será uma oportunidade de integrarem convocatórias nacionais. Nesse sentido, acredito que a nossa associação possa vir a ser representada com a presença de alguns dos jovens jogadores nos próximos estágios nacionais”, realçou.
João Rosa, que liderou a jornada de preparação e a presença competitiva da seleção de futsal sub-15 da AF Setúbal no âmbito do Interassociações, considera que “como selecionador distrital foi um orgulho poder liderar este grupo de atletas aos quais quero agradecer toda a sua dedicação nestes três meses que partilhamos juntos”, enalteceu, num reconhecimento extensível a José Mota e Gonçalo Canato, técnicos-adjuntos que o acompanharam nesta jornada em nome da representação associativa.
“Quero, também, deixar uma palavra de agradecimento a todos os clubes da AF Setúbal que contribuíram para que a nossa associação conseguisse atingir os seus objetivos”, sublinhou João Rosa.
Em nome da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, o presidente Francisco Cardoso, que integrou a comitiva, felicitou “todos os jovens jogadores e a estrutura técnica pelo destacado desempenho competitivo, mas também pelo comportamento social adequado que evidenciaram ao longo dos dias do torneio”.
O líder diretivo da AF Setúbal considerou que esta foi “mais uma jornada de particular promoção em prol do futsal formativo” e registou uma palavra de “apreço e reconhecimento pelo meritório trabalho que continua a ser desenvolvido pelos nossos emblemas que elegem o futsal e que fortalecem diariamente a modalidade”.
Francisco Cardoso, enaltecendo a organização do evento, agradeceu à Associação de Futebol de Santarém, na qualidade de entidade associativa anfitriã, pelo acolhimento e por todo o apoio evidenciado no âmbito de um torneio com marca da Federação Portuguesa de Futebol.