A Associação de Futebol de Setúbal comemora hoje, dia 5 de maio de 2025, 98 anos de existência e estamos apenas a 2 anos da comemoração do centenário.
Gostaria de aproveitar esta oportunidade, na qualidade de Presidente da Assembleia Geral da Associação de Futebol de Setúbal, de deixar uma mensagem de saudação a todos os seus sócios, clubes, núcleos de árbitros e aos seus dirigentes, bem como a todos os elementos dos órgãos sociais da A F Setúbal, funcionários e colaboradores da instituição, árbitros, praticantes e a todos os demais agentes desportivos do Futebol Distrital.
Neste momento recordamos aqueles que, no dia 5 de maio de 1927, tiveram a coragem de fundar esta instituição, passados apenas uns meses da criação do distrito de Setúbal, ocorrida em 22 de dezembro de 1926. Dos treze clubes fundadores da Associação de Futebol de Setúbal, alguns já desapareceram, outros deixaram de praticar a modalidade, mas ainda existem clubes que continuam com a praticar a modalidade, fazendo parte dos 104 atualmente filiados.
Deixo aqui, para o conhecimento de todos, os nomes dos clubes fundadores: Bonfim Futebol Clube, Estrela Sporting Clube, Grupo Desportivo dos Empregados do Comércio, Grupo Desportivo Setubalense “Os Treze”, Racing Clube Setubalense, Sporting Clube de Setúbal “Os Miúdos”, Sporting Clube Setubalense “Os Frades”, União Futebol Avenida, Luso Futebol Clube, Palmelense Futebol Clube, São Domingos Futebol Clube, União Futebol Comércio e Indústria e Vitória Futebol Clube. Deste 13, apenas os 5 últimos permanecem filiados.
Ao saudar todos os dirigentes, árbitros, praticantes e demais agentes desportivos do presente, gostaria igualmente de saudar todos aqueles que, ao longo destes 98 anos de existência, com uma enorme dedicação à causa associativa e do futebol, futsal e futebol de praia, permitiram um contínuo crescimento das respetivas modalidades no nosso Distrito.
Igualmente uma palavra de apreço para todos os nossos funcionários, atuais e passados, porque sem o seu esforço e dedicação, a Associação não conseguiria por certo ser aquilo que hoje representa.
Somos os herdeiros de um passado com uma riqueza enorme, recheado de feitos, de pessoas e de instituições, que contribuíram para a História do futebol nacional e até internacional.
Apesar de não devemos esquecer o passado, devemos continuar com os olhos postos no futuro e é com este espírito que devemos todos continuar, todos os dias, a desenvolver o nosso trabalho.
E este aniversário ocorre num período muito importante da nossa vida associativa, a realização de eleições para os órgãos sociais da Associação de Futebol de Setúbal, que vão determinar quem ficará a conduzir os destinos da Associação nos próximos 4 anos, e que vai organizar, com o brilhantismo que se deseja, a comemoração do seu centenário.
É neste contexto que gostaria de deixar umas breves palavras aos candidatos, aproveitando a oportunidade para transmitir, publicamente, que decidi não integrar nenhuma das listas que se irá candidatar, terminando assim um percurso de 32 anos, que se iniciou em 1988 no Conselho de Contas e que vai terminar em 2025 na Assembleia Geral, com um interregno de 4 anos. Vai encerrar-se esta caminhada, mas, como é óbvio, não se pode encerrar uma ligação, que vai durar para todo o sempre, pois não vou despir esta camisola que me orgulho de ter vestido.
E a mensagem que quero deixar, na qualidade de Presidentes da Assembleia Geral da Associação de Futebol de Setúbal, que vai conduzir este processo eleitoral de uma forma isenta e equidistantes das candidaturas que vierem a ser apresentadas, é um apelo à elevação, no decorrer do período eleitoral em curso.
Que se discutam os problemas dos clubes, da associação e do futebol, que se apresentem propostas de solução para esses problemas e se deixem de fora as questões de natureza pessoal, os assassinatos de caráter dos elementos que venham a integrar as listas, e se foquem naquilo que se propõem fazer em prol de uma causa, que é a causa de todos, a causa do futebol distrital.
O universo eleitoral é muito concreto, é composto por apenas 109 votantes, e é para este universo que se deve comunicar, pelo que a utilização negativa que pode fazer das redes sociais, por aqueles que não são atores deste processo, é perfeitamente dispensável e não contribui para engrandecer a instituição, todos os que a integram, agentes desportivos ou clubes, e o futebol.
Todos conhecem as dificuldades como que os nossos filiados se debatem, em todas as variantes praticadas, Futebol de 11, de 9 ou de 7, Futsal ou Futebol de Praia, no Masculino e no Feminino, sem esquecer o Walking Football que está a despontar, sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol, e que, até face à minha idade, me parece que também deve ser desenvolvido.
É para todo este universo que temos de canalizar as nossas energias.
Mas hoje é dia de celebração de mais um aniversário e gostaria de deixar uma mensagem de esperança porque, apesar destas dificuldades, temos de ser otimistas relativamente ao futuro. Temos de acreditar que é possível com trabalho atingir os objetivos a que cada um de nós, atores desta realidade, nos propomos alcançar, pelo que não posso deixar de aproveitar esta oportunidade para renovar a vontade de, em conjunto com todos os agentes desportivos, pugnar pela evolução e progresso do futebol Distrital e Nacional em todas as suas vertentes.
Naturalmente que gostaria também de deixar uma mensagem de Fair Play, principalmente nesta altura das competições em que está em jogo o trabalho de uma época, e de recordar que o Fair Play também se ensina e que defende o Futebol.
VIVA A ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL!
VIVAM O FUTEBOL, O FUTSAL E O FUTEBOL DE PRAIA!

Joaquim Sousa Marques
Presidente da Assembleia Geral da Associação de Futebol de Setúbal