O Fórum Cultural de Alcochete foi, esta terça-feira (15), o palco de excelência da realização da Festa de Encerramento das Atividades 2024/2025 da Associação de Futebol de Setúbal, evento que celebrou a dinâmica das provas organizadas pela entidade associativa, reconhecendo de forma particular os emblemas que mais se destacaram na vertente competitiva.
 
 
 
Foram mais de 360, entre dirigentes, técnicos, jogadores, árbitros e familiares de atletas, aqueles que lotaram por completo o Fórum Cultural de Alcochete e que contribuíram para uma noite festiva que muito honrou o nosso futebol, futsal e futebol de praia e que enalteceu o fecho de mais uma época de destacado trabalho com marca dos clubes representativos da AF Setúbal.
 
 
Recordaram-se todos os campeões, premiaram-se as equipas vencedoras das taças distritais e dos troféus de Disciplina, atletas, e distinguiram-se árbitros em muitos momentos, sempre sublinhados por aplausos, ao longo de uma cerimónia na qual o presidente da AF Setúbal, Francisco Cardoso, assinalou que a família representante do nosso universo associativo ultrapassou os 16 mil praticantes na última época.
 
Em nome da autarquia anfitriã da cerimónia, coube a Pedro Lavrado, vereador da Câmara Municipal de Alcochete, dar as boas-vindas e manifestar o “enorme orgulho” com que o município recebeu, no Fórum Cultural de Alcochete, o evento organizado pela AF Setúbal.
 
 
“Uma ocasião especial que celebra, não apenas os resultados obtidos dentro das quatro linhas, mas sobretudo o esforço, dedicação e os valores que dão verdadeiro sentido ao futebol”, destacou antes de afirmar que “Alcochete é terra de tradições fortes, mas também de juventude, de energia, de talento e de desporto, em especial, e o futebol, que tem sido um elo fundamental na construção dessa identidade”.
 
O autarca alcochetense valorizou e saudou os clubes, treinadores e atletas que representam a nossa região e enalteceu o “papel determinante” da AF Setúbal na promoção do desenvolvimento do futebol distrital, “criando condições para que o talento floresça e os valores do desporto se multipliquem”, deixando, por isso, “uma palavra de apreço à sua liderança, pela organização deste evento e pelo trabalho continuo em prol da modalidade”.
 
Pedro Lavrado assumiu que, enquanto autarcas, há o dever de apoiar, investir e caminhar lado a lado com o movimento associativo, e desejou renovadas ambições e o reforço do Fair Play para a nova época.
 
No momento da intervenção em nome da AF Setúbal, o presidente da Direção Francisco Cardoso, começou por agradecer ao município de Alcochete, na pessoa do presidente Fernando Pinto, pela cedência do Fórum Cultural de Alcochete que acolheu a realização da cerimónia festiva, e a todos os municípios que têm apoiado os clubes filiados, minimizando dificuldades em nome da atividade.
 
 
O líder diretivo, depois de agradecer à FPF pelo continuado apoio institucional evidenciado, saudou todos os representantes dos clubes (dirigentes, técnicos, atletas) árbitros e convidados institucionais que horaram o evento com a respetiva presença, naquele que foi “mais um momento de celebração e de partilha tal como é encarada a festa de encerramento das atividades da AF Setúbal.
 
Francisco Cardoso felicitou todos os intervenientes pelo contributo que deram ao longo da época que terminou, considerando-a muito desgastante. Contudo, não hesitou em enaltecer “a resiliência da família AF Setúbal” e realçou todo o empenho evidenciado que permitiu à instituição registar em 24/25 mais um aumento de praticantes, mais de 16 mil. “Motivo que orgulha a todos nós da família AF Setúbal. Parabéns e obrigado”.
 
No âmbito desse crescimento, o presidente da Direção agradeceu aos clubes que têm apostado no futebol feminino, os quais são alvo de incentivos institucionais de apoio à prática, mas vincou, igualmente, o futsal feminino, lembrando que “há passados dados que deixam antever a criação de provas de formação”.
 
No campo do processo de Certificação de Entidades Formadoras, Francisco Cardoso sublinhou o aumento dos clubes certificados e deixou o desejo de que essa evolução acelere até ao objetivo de ver todos os filiados envolvidos no processo, que nesta altura são 73 por cento.
 
Em 2024/2025 a AF Setúbal promoveu a realização de mais de 10 mil jogos, tendo o presidente aproveitado a intervenção para lamentar “a falta de investimentos em infraestruturas desportivas em comparação com outros distritos”.
 
Por outro lado, lembrou que a AF Setúbal promoveu um conjunto de apoios aos clubes que rondou os 190 mil euros.
 
Francisco Cardoso destacou o JOGA +, que voltou a assinalar uma época de grande sucesso e agradeceu a participação e envolvimentos dos cubes, salientando que a iniciativa contribui para que a AF Setúbal continue a ser uma das ADR mais fortes no âmbito formativo e realçou a forte dinâmica das ações de formação de treinadores com marca da instituição distrital.
 
Num remate final, o presidente da AF Setúbal agradeceu à Direção pelo apoio e aos restantes órgãos sociais pelo empenho e dedicação, assim como aos funcionários da entidade, no desempenho das respetivas funções e a todos os clubes que colaboraram nos treinos das seleções e em outras iniciativas levadas a efeito pela instituição.
 
Francisco Cardoso desejou que a nova época desportiva comece com todo o entusiasmo e que seja diferente para melhor do que a anterior e deixou vivas ao futebol, futsal, futebol de praia da nossa região e à Associação de Futebol de Setúbal.
 
O leque dos discursos institucionais fechou com a intervenção de pedro Xavier, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, o qual começou por saudar todos quantos dão vida à AF Setúbal.
 
 
O responsável federativo vincou a vitalidade do movimento associativo, que é a base do futebol português e enalteceu a reeleição do presidente Francisco Cardoso, reveladora de confiança e reconhecimento do seu contributo para a dinâmica que foi celebrada na festa associativa.
 
Pedro Xavier deixou a garantida de que “todos devem contar com a FPF para crescermos em união e em excelência”.
 
A Festa de Encerramento das Atividades 2024/2025 da Associação de Futebol de Setúbal contou com a colaboração fundamental da Câmara Municipal de Alcochete.
 
 
fotos: Diogo Nora/AF Setúbal