A Direção da Associação de Futebol de Setúbal promoveu, esta terça-feira, no Auditório da sede da instituição, a reunião de apresentação institucional da estrutura técnica distrital dedicada ao futsal para a época 2025/2026.
Marco Martins, que vai liderar a seleção masculina sub-13, e Cláudio Nunes (sub-17 femininos e sub-15 masculinos) assumirão os cargos de selecionadores distritais, os quais vão contar com o apoio técnico de João Mota (treinador-adjunto) e Gonçalo Canato (treinador de guarda-redes).
A estrutura técnica distrital da AF Setúbal para o futsal integra, naturalmente, o coordenador técnico, Pedro Santos, e o responsável para a modalidade, Pedro Henriques.
No encontro liderado pelo vice-presidente Desportivo João Aires, com a Direção, igualmente, representada pelos diretores Amândio de Jesus e Sérgio Cruz, ficou evidenciado o compromisso institucional e a motivação de contribuir em nome do desenvolvimento formativo e projeção dos atletas da nossa região.
Ao saudar a estrutura técnica e agradecendo a disponibilidade de todos os elementos que assumem um renovado desafio “em nome de todos os clubes” e na certeza de que “o compromisso continuará a dignificar a AF Setúbal e o trabalho formativo dos clubes”, João Aires desejou a realização de um percurso de sucesso, garantindo todo o apoio possível da Direção.
Partilhando as declarações do vice-líder diretivo, Amândio de Jesus reforçou que um dos grandes objetivos das seleções distritais é potenciar jovens atletas para integrarem os estágios das representações nacionais, “o que é sempre um orgulho para a AF Setúbal e para os clubes de origem”.
Por seu turno, Sérgio Cruz salientou que “a Direção continuará a assumir todo o apoio para reforçar o caminho de sucesso” que tem vindo a ser trilhado em prol das seleções distritais e da promoção dos atletas.
Pedro Santos e Pedro Henriques registaram palavras de boas-vindas aos elementos técnicos dedicados às seleções, assegurando total apoio e colaboração no âmbito de um trabalho conjunto que deve enaltecer a valorização do trabalho formativo.
Marco Martins, assume pela primeira vez, um cargo de selecionador no seio da AF Setúbal. Com a missão de liderar o conjunto de futsal sub-13, o técnico abre este capítulo com “sentimento de orgulho e responsabilidade”, no sentido de “continuar a contribuir para uma história rica em valores e conquistas”.
Marco Martins
O responsável técnico encara o desafio “como uma possibilidade de contribuir para dar continuidade ao crescimento e evolução do futsal no distrito de Setúbal. Sempre foi essa a minha disponibilidade e mentalidade pelos diversos projetos que fui estando comprometido e desta vez não será diferente”.
Sobre a importância daquilo que é o espaço seleção distrital, Marco Martins considera que “têm um papel fundamental na valorização e desenvolvimento do futsal distrital no seu todo”, assumindo que “a possibilidade de identificar, valorizar e desenvolver todo o trabalho de clubes, treinadores e jogadores é gratificante”.
Recorde-se que a seleção de sub-15 masculina será a primeira a entrar em ação competitiva, com o Torneio Nacional Interassociações do escalão a decorrer entre 27 e 30 de dezembro.
No que respeita ao selecionado sub-13 da AF Setúbal o Interassociações respetivo está agendado para ser realizado entre 14 e 17 de fevereiro de 2026.
Por sua vez, a seleção sub-17 feminina vai participar na prova interassociativa entre 31 de março e 3 de abril de 2026.