A presente época está a revelar um acréscimo de especial importância naquilo que é a dinâmica da iniciativa da Associação de Futebol de Setúbal, o JOGA +, com a realização de palestras sobre um conjunto de temáticas de particular interesse.
Depois da ação de estreia, com um momento dedicado à problemática do “Bullying Infantil”, o 5.º JOGA + Futsal, realizado este sábado, no Pavilhão da Escola Secundária Romeu Correia, no Feijó, Almada, contou com uma abordagem à “Nutrição e Obesidade Infantil”.
Na presença de centena e meia de meninas e meninos e dezenas de técnicos e familiares dos jovens praticantes, coube à nutricionista Jéssica Bento assegurar, no intervalo da ação desportiva, a condução de um período em que todos centraram atenções numa temática reconhecidamente de importância acrescida para a saúde, identificando um conjunto de boas práticas e outras, verdadeiramente, prejudiciais.
“Foi uma iniciativa muito útil e uma forma bastante prática de alcançar não só as crianças, mas também os encarregados de educação, que, às vezes, o que às vezes é um bocadinho complicado” começou por enaltecer a especialista sobre uma ação que “concentrou uma das plateias mais apropriadas, porque é ideal para começar a suscitar a vontade de alterações de comportamento alimentar”.
Jéssica Bento, na intervenção realizada em pleno recinto desportivo, salientou que “o problema que é a obesidade infantil não é só nacional, mas mundial”, alertando para a “importância de hábitos alimentares saudáveis, ou seja, consumo de vegetais e de fruta, fazer o número de refeições diárias adequado, a ingestão hídrica”. “Importante não só para sermos saudáveis, mas também o impacto que tem depois na vida adulta das crianças”.
A Direção da AF Setúbal esteve representada na iniciativa por João Aires, vice-presidente da Direção, que destacou a excelente intervenção evidenciada por Jéssica Bento, especialista a quem agradeceu, em nome da instituição, pela relevante colaboração.