A Associação de Futebol de Setúbal, por delegação da Federação Portuguesa de Futebol, voltou a justificar a confiança institucional para organizar um evento no âmbito dos torneios interassociações, desta vez com a realização da Série “A” da Fase Zonal de Futebol 9 Feminino, disputada entre 17 e 19, no campo do Parque Desportivo da Associação de Cultura e Recreio União Trabalhadora Zambujalense, em Zambujal, concelho de Sesimbra.

Com a participação das seleções distritais de Setúbal, Beja e Algarve a competição ficou marcada pelo renovado entusiasmo das jovens futebolistas e pelo espírito de confraternização entre as comitivas bem evidenciado ao longo dos três dias da prova interassociativa.

Isso mesmo ficou bem patente no tradicional jantar oficial das comitivas, realizado este sábado, no Hotel do Mar, em Sesimbra, evento que no âmbito destas ocasiões, vinca a importância que os torneios interassociações assumem no plano da evolução competitiva dos jovens praticantes e daquilo que representam as associações distritais enquanto promotoras da valorização do talento dos atletas e do trabalho formativo que é feito no seio dos clubes.

Foi nessa perspetiva que o presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, não hesitou em saudar o regresso dos interassociações à nossa região, nomeadamente ao concelho de sesimbra, onde o futebol no feminino dá mostras de querer solidificar um projeto formativo impulsionado, precisamente pela ACRUT Zambujalense.

Esta motivação foi reconhecida pelo líder da AF Setúbal que, no jantar de confreanternização, agradeceu à ACRUT Zambujalense, na pessoa do seu presidente, Humberto Leandro, “a cedência do campo e toda a colaboração institucional evidenciada, que permitiu a realização de um torneio muito agradável para todos os intervenientes”.

Francisco Cardoso lembrou que, “mais uma vez, e tendo a oportunidade de realizarmos este torneio no nosso distrito, optámos por escolher um recinto de um emblema nosso filiado, possibilitando a sua promoção e evidenciando a aposta recente que a ACRUT Zambujalense tem vindo a fazer no incremento do futebol feminino”, facto que aproveitou para realçar e saudar, desejando a sua continuidade e que a mesma seja inspiradora a outros clubes da nossa região”.

Dirigindo-se aos responsáveis das associações de Beja e do Algarve, o presidente da AF Setúbal, Francisco Cardoso reafirmou “que estes torneios permitem o reforço dos laços institucionais e de confraternização entre as associações congéneres, no âmbito de uma competição em que o denominador comum é potenciar o talento das jovens futebolistas”.

“Para a AF Setúbal é sempre um motivo de especial satisfação podermos proporcionar estes momentos, na certeza de que, mais uma vez, tudo fizemos para que o torneio corresse da melhor forma possível, sempre com a ambição de que este nosso trabalho conjunto resulte em que mais jovens possam praticar futebol”, assinalou Francisco Cardoso, que representou a associação, a par do vice-presidente Desportivo, João Aires, e dos diretores Amadeu Mota e Amândio de Jesus.

Na reação à intervenção do presidente da instituição distrital anfitriã, Humberto Leandro não hesitou em começar por “agradecer à AF Setúbal por ter escolhido o concelho de Sesimbra e a ACRUT Zambujalense para acolher este torneio”.

O dirigente lembrou que a ACRUT Zambujalense tem vindo a projetar a implementação do futebol feminino no seio do clube, assumindo “que este é um desafio que terá a sua continuidade”. É um desafio muito interessante, que requer responsabilidade acrescida, mas estamos motivados para contribuirmos por mais e melhor futebol feminino no distrito”, garantiu Humberto Leandro, depois de saudar todos os responsáveis pelas comitivas pela participação no torneio.

“Espero que tenham gostado da estada e serão sempre bem-vindos”, afirmou o presidente da Direção da ACRUT Zambujalense, Humberto Leandro.

Por seu turno, António Castilho, diretor da AF Beja, que se fez acompanhar no jantar-convívio por Vítor Rodrigues, coordenador técnico distrital da associação bejense, agradeceu a hospitalidade e as condições proporcionadas pela organização, mas não hesitou em frisar que “a nossa missão, enquanto associações, é divulgar o futebol e proporcionar estes momentos aos atletas representantes das nossas regiões”.

Albertino Galvão, vice-presidente da Direção da AF Algarve, reforçou o reconhecimento institucional pela forma como foram acolhidos e pela organização do torneio, saudando a AF Setúbal e a ACRUT Zambujalense, que contribuiram para mais uma grande jornada de promoção e divulgação do futebol feminino.

Um momento de confraternização institucional que não dispensou a tradicional trocar de lembranças entre as comitivas (ver aqui).

Refira-se que no domingo, no final do jogo que marcou o final do torneio, a Direção da ACRUT Zambujalense, através do presdidente Humberto Leandro, promoveu a oferta de lembranças alusivas ao clube a todas as comitivas (foto de capa).