A seleção nacional ‘A’ de futebol de praia integrou quatro jogadores (João Cabral, Rodrigo Pinhal, João Oliveira e Gonçalo Loureiro) representantes de dois emblemas da nossa região (GD Alfarim e GD Sesimbra) no conjunto de 12 convocados que representaram a Equipa das Quinas no duplo encontro de carácter particular, que decorreu este fim de semana (4 e 5), em Kira Kira Beach, Okinawa, no Japão, diante da congénere asiática.
 
 
Do quarteto regional, dois jogadores ganharam o estatuto internacional: o guarda-redes João Oliveira (GD Alfarim) e Gonçalo Loureiro (GD Sesimbra), este último que assinalou a estreia ao assinar um dos golos com que Portugal venceu, por 7-4, a formação nipónica no jogo de abertura.
 
João Oliveira
 
Gonçalo Loureiro
 
 
 
Refira-se que estes dias mais recentes estão a ser, com certeza, de sonho para os dois atletas, admitindo-se que para Gonçalo Loureiro ainda são encarados como mais especiais, uma vez que o jovem sesimbrense fez parte da histórica convocatória da nova seleção nacional sub-20, da qual resultou a primeira concentração entre 18 e 21 de setembro.
 
Rodrigo Pinhal, Gonçalo Loureiro, João Oliveira e João Cabral
 
Por seu turno, Rodrigo Pinhal e João Cabral (este último que também marcou um dos golos no jogo inaugural), bem mais experimentados nestas andanças internacionais, voltaram a evidenciar qualidade competitiva e a certeza de que Portugal tem neles dois jogadores de futebol de praia sempre à altura dos compromissos.
 
A somar ao ‘peso’ assinalável do quarteto de jogadores dos nossos clubes, refira-se que a comitiva federativa que viajou até ao Japão foi liderada pelo presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, traduzindo-se, portanto, numa mão-cheia de representatividade em nome do futebol de praia do nosso universo associativo.
 
 
Registe-se que, ao olhar para a convocatória para esta jornada dupla realizada no país do sol nascente, assinada pelo selecionador, o setubalense Mário Narciso, o nosso distrito foi o que contou mais clubes representados, a saber: Setúbal – GD Alfarim e GD Sesimbra; Leiria – ACD O Sotão, e Coimbra – AD Buarcos 2017.
 
Dados inspiradores e que são reflexo daquilo que tem vindo a ser o desenvolvimento e reconhecimento do futebol de praia praticado na nossa região, com a força dos clubes e a cada vez maior aposta na vertente formativa, à qual a Direção da AF Setúbal tem apoiado em toda a linha.
 
fotos: AF Setúbal e JFA