A seleção de futebol feminino sub-16 da AF Setúbal, com dois triunfos, conseguidos, este fim de semana, na região algarvia, diante das congéneres do Algarve e de Beja, venceu o Grupo 6 da Fase Zonal do Torneio Nacional Interassociações de Futebol Feminino 2025/2026. Um registo que garantiu o acesso à Liga de Ouro na derradeira fase de competição promovida pela Federação Portuguesa de Futebol, agendada para março do ano que vem.
 
 
O nosso conjunto associativo, liderado pelo selecionador Gonçalo Fernandes, começou por vencer (3-0), no sábado, no Campo Major David Neto N.º 2, em Portimão, a seleção da AF Algarve, com golos de Ester Duarte (2) e Helena Repolho. Triunfo que permitiu encarar a segunda partida do triangular, frente à AF Beja, com a certeza de que uma igualdade permitiria vencer o grupo.
 
 
Contudo, a qualidade coletiva do selecionado da AF Setúbal sustentado pelo talento individual das futebolistas acabou por fazer a diferença diante da formação da AF Beja. Um triunfo, por 5-1, com os golos setubalenses a serem marcados por Alícia Pinto, Helena Repolho (2), Ester Duarte, Maria Pinho, foi o desfecho do encontro realizado no domingo, no Estádio da Nora, em Ferreiras, o qual acabou por ditar a vitória da AF Setúbal no grupo.
 
 
Feitas as contas ao Grupo 6 do torneio triangular, a classificação geral da competição ditou que a AF Setúbal (1.º lugar, com duas vitórias) ficou qualificada para a Liga de Ouro da Fase Final do Torneio Interassociações, enquanto a AF Algarve (2.º, uma vitória e uma derrota) e AF Beja (3.º, duas derrotas) vão disputar a Liga de Prata e a Liga de Bronze, respetivamente.
 
A Fase Final está agendada para ter lugar, entre os dias 27 e 29 de março de 2026, no distrito de Portalegre, com a certeza de que a seleção da AF Setúbal irá começar a definir a progressão competitiva na prova diante da congénere de Aveiro.
 
O presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, que presenciou o segundo jogo, acompanhado pelos vices-presidentes Carlos Dinis e João Aires felicitou todas as jovens futebolistas e demais elementos da comitiva pelo brilhante resultado, que muito honra e dignifica o futebol feminino da nossa região e evidencia o excelente trabalho formativo dinamizado pelos clubes filiados, em mais uma oportunidade de especial visibilidade.
 
A AF Algarve proporcionou um momento de reconhecimento institucional às entidades participantes no âmbito do torneio tendo a AF Setúbal sido representada pelo presidente Francisco Cardoso
 
A Direção da AF Setúbal reconhecendo à AF Algarve a organização de excelência do torneio zonal, agradece à associação congénere todo o apoio e condições que foram proporcionadas no âmbito da realização do evento.