Foi com grande entusiasmo que a Sociedade da Juventude Cercalense abriu, este sábado (22), as portas do Campo da Boa Vontade à realização do 5.º Encontro de Traquinas e Petizes JOGA + Futebol 2023/2024, evento que marcou a estreia do emblema do Cercal do Alentejo enquanto anfitrião dos encontros informais promovidos pela AF Setúbal dedicados aos escalões de base.

Num dia marcante para o clube cercalense, o 5.º JOGA + Futebol 2023/2024 contou com a participação de um total de 146 meninas e meninos (88 traquinas e 58 petizes), que vestiram a camisola de seis emblemas filiados no universo associativo da AF Setúbal, nomeadamente: SJ Cercalense, AC Alcacerense, CR O Grandolense, Estrela Stº André ACRD, União SC e Vasco da Gama AC.

Numa ação que decorreu ao longo do período da tarde, foram realizados 36 minijogos protagonizados pelas crianças que formaram as 18 equipas participantes no evento onde o entusiasmo dos petizes e traquinas à volta da bola resultou na celebração de um dia muito especial para todos (atletas, técnicos, dirigentes e familiares) aqueles que testemunharam o convívio, partilha e enorme alegria vivida pela primeira vez no campo da SJ Cercalense.

Sobre a estreia, João Ludovico, presidente da Direção da Sociedade da Juventude Cercalense, não hesitou em fazer “uma avaliação muito positiva” da ação.

“Para nós, enquanto o clube mais a sul do distrito, recebermos o JOGA + e termos o campo cheio de atletas, representa mais um estímulo para o projeto que estamos a desenvolver na nossa escola de futebol, mas também para aquilo que foi a nossa luta para conseguirmos ter o nosso relvado sintético, inaugurado há cerca de cinco anos”, salientou o líder diretivo do emblema anfitrião do evento.

“Foi uma tarde bastante importante, não só no plano da ação desportiva promovida, mas também no convívio gerado, que evidenciou o espírito do desportivismo entre todas as crianças”, registou João Ludovico, que, fazendo um “balanço muito positivo desta iniciativa”, assegurou que o emblema que dirige “está sempre aberto a receber eventos deste âmbito, que são bons para o clube e representam oportunidades de descentralização que servem para motivar os nossos jovens a participar nestas ações”.

“Conseguirmos trazer estas iniciativas para estas zonas do distrito, permite contribuir para fortalecer projetos que temos em curso, reforçar a oferta da prática aos nossos atletas, mas são igualmente importantes para a própria localidade que recebe muitas pessoas, num momento particular e agradável em nome da promoção do desporto e dos valores sociais, que são fundamentais”, salientou o dirigente.

A SJ Cercalense tem em atividade equipas de petizes traquinas, infantis e iniciados. “Os objetivos são continuar a fortalecer estes escalões e voltar a ter uma equipa de juvenis, o que acreditamos será uma realidade na próxima época”, admite João Ludovico, lembrando que o “trabalho de angariação de atletas tem vindo a resultar, entre iniciativas próprias e a colaboração com as escolas locais”, confiando, assim, no aumento do número de praticantes, permitindo acrescentar cada vez mais vida à escola de futebol do clube.

O 5.º JOGA + Futebol 2023/2024 contou com a organização da AF Setúbal, através do Gabinete Técnico, representado pelo coordenador técnico distrital, Pedro Santos, estando a Direção da entidade distrital representada diretor Amadeu Mota, e da SJ Cercalense, representada por dirigentes e elementos da estrutura técnica.

A Direção da AF Setúbal agradece à SJ Cercalense pelo acolhimento e toda a colaboração e dedicação institucional evidenciada em nome da realização do evento.

Recorde-se que o JOGA + é um projeto idealizado pela Associação de Futebol de Setúbal, reservado às crianças (traquinas e petizes), que visa promover, de forma informal, o desenvolvimento do futebol, futsal e futebol de praia de base, com ações dinamizadas em colaboração institucional com os clubes do nosso universo associativo.