O Museu Nacional do Desporto, em Lisboa, acolheu esta quinta-feira, a edição 2018 da Cerimónia Anual do Cartão Branco/Fair Play, evento promovido pelo Plano Nacional da Ética no Desporto.

 

A AF Setúbal, representada na prestigiada cerimónia pelos vice-presidentes Carlos Carmelo (Direção) e Luís Valério (Conselho de Disciplina), assumiu particular destaque ao ser evidenciada como a associação de futebol que mais cartões brancos registou na última época (123) num total de 696, posicionando-se em segundo lugar – a Federação Portuguesa de Ténis liderou com 142 e no terceiro posto surge a AF Lisboa, com 75 – entre as 25 entidades nacionais em representação de diversas modalidades e/ou eventos desportivos ligadas à relevante iniciativa do PNED, que conta com a parceria do IPDJ, CAJAP e Coca-Cola.



Carlos Carmelo, vice-presidente da Direção da AF Setúbal, no momento

do reconhecimento à instituição pela continuada promoção do Cartão Branco  


Os 123 cartões brancos exibidos em 2017/18, no âmbito de 11 provas de futebol e de futsal, nos escalões de benjamins, infantis e iniciados, organizadas pela AF Setúbal, contemplaram jogadores, dirigentes, treinadores, outros agentes e espetadores.



 


Refira-se a AF Setúbal é pioneira da implementação do Cartão Branco/Fair Play a nível nacional, iniciativa que arrancou em 2014/15. Desde essa altura, já foram exibidos 1513 cartões brancos, sendo que a AF Setúbal é a entidade promotora que conta mais registos, em valor acumulado.

 

Em 2014/15 a nossa associação começou por envolver seis competições.

 

Recorde-se que o Cartão Branco/Fair Play é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.

 

A AF Setúbal e o PNED têm vindo a premiar, no final das épocas, as equipas que mais se destacam na quantidade de cartões brancos exibidos.