O presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso, e o vice-presidente Desportivo, João Aires, foram recebidos esta quinta-feira, na Assembleia da República, pelos deputados do PSD, Bruno Vitorino (eleito pelo círculo elitoral de Setúbal), Joel Sá e Pedro Pimpão.

Uma reunião, solicitada pelos dirigentes da AF Setúbal, que teve como objetivo abordar o teor das leis n.º 39/2009 e n.º 52/2013, sobre Regulamentos de Segurança, nomeadamente de espaços desportivos, as quais têm vindo a assumir particular aplicação no âmbito da atividade das provas organizadas pela AF Setúbal, gerando preocupação entre os clubes filiados.

Em causa está a obrigatoriedade dos clubes, enquanto promotores de espetáculos desportivos, ou dos proprietários dos recintos desportivos desencadearem e verem aprovados um vasto leque de formalidades, de complexidade e exigência organizacional, com vista à efetivação e devido cumprimento de uma lei que não destrinça realidades, reconhecidamente, distintas, nomeadamente entre a competição profissional e não-profissional.

Para o presidente da Direção da AF Setúbal, “esta foi mais uma etapa concretizada em nome dos nossos clubes filiados, no sentido de partilhar preocupações e sensibilizar os grupos parlamentares a contribuírem para uma revisão adequada de leis que não se ajustam a diferentes realidades no enquadramento da prática desportiva”, registou.

Francisco Cardoso agradeceu a recetividade dos deputados do PSD, os quais “mostraram sensibilidade institucional, numa reunião produtiva” sobre a temática abordada, assegurando que “o assunto será alvo de reforçada atenção e devido acompanhamento”.  

De viva voz, o deputado Bruno Vitorino, numa análise à reunião institucional não hesitou em assumir que “perante a exposição do presidente da AF Setúbal, a qual aumentou ainda mais a nossa preocupação, vamos procurar, dentro dos mecanismos parlamentares, pressionar o Governo, para que seja encontrada uma solução mais adequada”.

“A lei como está não faz sentido, não é sustentável, pelo que a alteração deve ser promovida tão rapidamente quanto possível”, asseverou o deputado do PSD.    

Recorde-se que esta foi a segunda reunião dinamizada por iniciativa da Direção da AF Setúbal junto dos grupos parlamentares com deputados eleitos pelo nosso distrito à Assembleia da República, depois de, em dezembro último, uma comitiva do PCP, liderada pelo deputado Bruno Dias, ter sido recebida na sede da associação.