A Associação de Futebol de Setúbal, através dos canais oficiais de comunicação (site, App e redes sociais), publica conteúdos informativos no âmbito da rubrica "Leis do Jogo – Sabia que…?", num trabalho coordenado pelo Conselho de Arbitragem da AF Setúbal.


Lei 5 – O árbitro

 

FUTEBOL

 

Sabia que as decisões do árbitro são baseadas na sua opinião e que tem poder discricionário para tomar as medidas adequadas no quadro das Leis do jogo?

 

Sabia que das decisões do árbitro sobre os factos relacionados com o jogo, incluindo o facto de um golo ser marcado ou não e o resultado do jogo, não cabe recurso?

 

Sabia que o árbitro tem autoridade para aplicar medidas disciplinares desde o momento que entra no terreno de jogo até que saia após o final do jogo? E mesmo antes de entrar no terreno de jogo se um jogador cometer uma infracção passível de expulsão o árbitro tem autoridade para impedir que esse jogador participe no jogo?

 

Sabia que o árbitro deve deixar prosseguir o jogo se um jogador estiver ligeiramente lesionado? E que o deve parar se um jogador estiver seriamente lesionado?

 

Sabia que um jogador que saiu para tratar da sua lesão só pode regressar ao terreno de jogo após o jogo ter recomeçado? E só pode entrar pela linha lateral se o jogo estiver a decorrer? E se o jogo estiver interrompido pode regressar por qualquer linha (lateral ou de baliza)?

 

Sabia que se dois jogadores da mesma equipa colidirem e necessitarem de cuidados médicos não são obrigados a sair do terreno de jogo?

 

Sabia que o árbitro é o único responsável pelo cronómetro do tempo de jogo? 

 

 

FUTSAL

 

Sabia que as decisões dos árbitros sobre factos relacionados com o jogo, incluindo a validação ou não de um golo e o resultado do jogo, são irrevogáveis?

 

Sabia que se um dos árbitros está temporariamente incapacitado por qualquer motivo, o jogo pode continuar sob a supervisão do outro árbitro e árbitros assistentes até que a bola deixe de estar em jogo?

 

Sabia que por uma infração que implica um recomeço do jogo através de um pontapé-livre indireto, os árbitros podem aplicar a lei da vantagem para dar fluidez ao jogo?

 

Sabia que por infrações cometidas por jogadores ou substitutos de equipas diferentes os árbitros interrompem o jogo, não podendo aplicar a lei da vantagem, e o jogo deve recomeçar com lançamento de bola ao solo no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção?

 

Sabia que os árbitros devem interromper o jogo se um espetador faz soar um apito e se essa ação interfere no jogo?

 

Sabia que o uso do apito não é necessário para interromper o jogo por um lançamento de baliza, pontapé de canto ou pontapé de linha lateral?

 

Sabia que caso a equipa de arbitragem ou qualquer dos seus elementos chegue atrasada ao jogo e este já se tenha iniciado, deve o mesmo prosseguir com a equipa de arbitragem que o iniciou?

 

 

FUTEBOL DE PRAIA

 

Sabia que o jogo se disputa sob o controlo de dois Árbitros (Árbitro e 2.º Árbitro) e em caso de desacordo entre eles, prevalece a decisão do Árbitro?

 

Sabia que os árbitros devem permitir que o jogo continue até que a bola esteja fora de jogo se um jogador, na opinião deles, está ligeiramente lesionado?

 

Sabia que os árbitros devem deixar o jogo prosseguir quando uma equipa contra a qual foi cometida uma infração beneficie da vantagem e penalizarão a infração original se a vantagem concedida não se concretizar naquele momento?

 

Sabia que o árbitro deve punir a infração mais grave quando um jogador cometer mais do que uma infracção ao mesmo tempo?

 

Sabia que os árbitros podem tomar medidas disciplinares contra os jogadores culpados de infrações punidas com advertências e expulsões, mas não imediatamente, podendo fazê-lo quando a bola deixe de estar em jogo?

 

Sabia que o árbitro assume as funções de cronometrista e de 3.º árbitro no caso da ausência destes?