No âmbito da cerimónia de tomada de posse dos Órgão Sociais da instituição para o mandato 2020/2024, realizada esta quarta-feira, no Pavilhão Multiusos do CDR Águias Unidas, o dirigente reforçou o apelo à união e à solidariedade institucional do universo associativo e destacou prioridades e objetivos.

Em dia de celebração do 94.º aniversário da AF Setúbal, o líder diretivo reafirmou a obrigação de se respeitar um historial que orgulha o universo associativo. 

Eis a intervenção, na íntegra, de tomada de posse do presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso: 

“Permitam-me, antes de mais, agradecer, em nome da Associação de Futebol de Setúbal, ao Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas, na pessoa do seu presidente, Manuel Sezões, a amabilidade em ceder este distinto espaço que serve de palco à realização desta cerimónia.

Um palco de excelência, que é um dos muitos lugares que dá força à dinâmica gerada pelo nosso universo associativo, que aproveito para enaltecer, mais uma vez.

Muito obrigado.

Gostaria, igualmente, de saudar, desde já, os elementos que constituem os novos Órgãos Sociais da Associação de Futebol de Setúbal, agora empossados.

Parabéns e votos de bom trabalho.


É com especial honra que me dirijo a todos voz, na qualidade de Presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal reeleito.

Com honra, mas igualmente, com humildade, respeito, honestidade, responsabilidade, coragem, determinação e confiança.

Na verdade, foi assente na força destas palavras que sempre trilhei o meu percurso institucional e é assim que quero continuar a percorrer o caminho da renovada missão que tenho e que teremos, todos, pela frente em nome de mais e melhor Associação de Futebol de Setúbal e dos seus prestigiados filiados.

Hoje, abre-se, portanto, uma renovada jornada de trabalho, a qual só poderá visar a concretização de objetivos se o desígnio for coletivo e sustentado na união do nosso universo associativo.

Porque só com a força de todos, (Emblemas filiados, Dirigentes, Técnicos, Atletas e Árbitros), estaremos mais perto de ultrapassar as muitas dificuldades que temos pela frente.

A vitalidade da Associação de Futebol de Setúbal está comprovada, o que muito nos deve honrar, por isso não devemos desperdiçar energias.

Temos desafios de monta para vencer e, nesse sentido, serei, sempre, defensor da solidariedade institucional e da força do diálogo constante.

Não me cansarei, por isso, de apelar à união. Esse é, verdadeiramente, o projeto que deve estar na mente de todos e que todos devemos fomentar, numa homenagem ao trabalho e dedicação que, diariamente, é evidenciado no seio dos nossos emblemas.

Seguramente, queremos mais e melhor Associação de Futebol de Setúbal.

Sabemos tudo aquilo que a pandemia tem provocado e nos tem tirado, mas a resiliência é um mérito que a família do Universo AF Setúbal tem exibido e vai continuar a evidenciar.


No âmbito da nossa missão, temos a prioridade de encontrar caminhos adequados no sentido de garantir a manutenção ou mesmo o reforço do número de praticantes.

Dinamizar cada vez mais ações formativas, aumentar o número de entidades formadoras certificadas e promover iniciativas que permitam garantir apoios extraordinários aos nossos filiados, são objetivos assumidos, sendo que nesse sentido, o envolvimento de todos será fundamental.

Vamos criar, a breve prazo, a figura do Provedor do Clube, porque queremos reforçar a proximidade e a ligação institucional.

Acima de tudo, vamos trabalhar, conscientes das exigências e dificuldades, mas sempre na defesa do Universo AF Setúbal.


É com grato prazer que partilhamos esta cerimónia na presença do Dr. Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Caro presidente, acredite na força dos nossos emblemas e saiba que todos representam a vontade de fazer evoluir e contribuir por mais futebol, futsal e futebol de praia.

É em nome desta nossa família distrital, e reconhecendo todo o trabalho desenvolvido pela FPF, que lhe peço toda a atenção institucional possível, no sentido de, em conjunto, avançarmos pelo fortalecimento dos nossos clubes e das nossas modalidades.

Senhor vereador da Câmara Municipal do Seixal, José Carlos Gomes, na sua pessoa, queira aceitar o reconhecimento da Associação de Futebol de Setúbal pelos apoios institucionais assumidos pelas autarquias do nosso distrito em favor dos clubes, sendo o município que representa um exemplo. 

Este é também o momento de agradecer a todos os elementos que agora deixam de exercer funções nos Órgãos Sociais da AF Setúbal, os quais demonstraram empenho e disponibilidade para o engrandecimento da instituição.

Um reconhecimento que é extensível a todos os funcionários e colaboradores, fatia fundamental na dinamização organizativa de toda a estrutura.

Não posso deixar, igualmente, de agradecer à minha família. A minha dedicação ao associativismo, ao longo de mais de 40 anos, tem-nos privado de muitos momentos de partilha. Obrigado pela compreensão e pelo vosso apoio.


Mas, hoje é, sobretudo, dia de festa.

A Associação de Futebol de Setúbal assinala 94 anos de uma História que nos deve orgulhar a todos e à qual devemos a obrigação de respeitar e tudo fazer para a homenagear, todos os dias.

Uma História que nos pede União e Solidariedade Institucional.

Parabéns, Associação de Futebol de Setúbal!

Viva a Associação de Futebol de Setúbal!”