O Pavilhão Desportivo do Portugal Cultura e Recreio, em Arrentela, Seixal, acolheu, este sábado, aquela que foi a segunda ação do Joga + 2022/2023 dedicada ao futsal. O evento organizado pela Associação de Futebol de Setúbal em colaboração com o Portugal Cultura e Recreio reuniu mais de 70 crianças, numa manhã que reforçou o divertimento e o entusiasmo ligado à atividade desportiva.

Ao longo de quatro horas, 71 meninos e meninas (44 traquinas e 27 petizes), integrados num total de 12 equipas em representação de cinco clubes, encheram o Pavilhão Desportivo do Portugal Cultura e Recreio de alegria, centrando atenções, a cada jogada e golo marcado, nas três dezenas de minijogos de caráter não competitivo realizados, numa dinâmica presenciada por largas dezenas de familiares dos jovens protagonistas.

ADIJ Bairro Miranda, AD Quinta do Conde, AD Samouquense, CA Santa Marta do Pinhal e São Domingos FC foram os emblemas representados, num evento cuja operacionalização esteve ao cuidado do responsável técnico da AF Setúbal para a área do futsal, Pedro Henriques.

Carlos Nunes, Presidente da Direção do Portugal Cultura e Recreio (PCR), foi perentório no momento de avaliar a realização do evento. “Foi uma excelente iniciativa. Mais uma em que o nosso clube está ligado à organização e, neste caso, com todo o gosto em apoiar e colaborar com a Associação de Futebol de Setúbal.

Para o dirigente do PCR, os encontros Joga + reforçam o crescimento dos jovens atletas, num contexto não competitivo, mas lúdico. Isso é de extrema importância”, realçou Carlos Nunes, admitindo que “todos os clubes devem fomentar a implementação dos escalões de base, porque é a partir daí que cresce a formação”.

Num olhar para a realidade do PCR, o presidente do clube garantiu que “o trabalho que é desenvolvido no plano da formação está muito bom, somos dos clubes com mais praticantes de futsal inscritos na AF Setúbal e estamos a crescer”.

Nesse sentido, Carlos Nunes, reforçando que “o futsal está de boa saúde no PCR”, revelou que o clube está a planear um alargamento da atividade a outros pavilhões do concelho do Seixal, uma vez que o recinto do PCR já não chega para atender à atividade que evidencia e registou uma ambição: “perspetivamos, na próxima época, criar equipas femininas nos escalões formativos”.

No âmbito do acompanhamento institucional do 2.º Encontro Distrital Joga + Futsal 2022/2023, dedicado aos escalões de petizes e traquinas, José Teixeira, diretor da AF Setúbal, enalteceu a importância da realização de mais um evento do género, enaltecendo a envolvência dos clubes e o crescimento da participação das crianças.

“Continuamos a trabalhar no sentido de potenciar os encontros Joga +. Estas ações têm uma importância reconhecida para o desenvolvimento formativo das crianças e corresponde aos objetivos da Direção da AF Setúbal, no âmbito da promoção e desenvolvimento da prática desportiva”, destacou o diretor associativo.

José Teixeira, reiterando a relevância das ações com marca Joga +, afirmou que a realização do 2.º Encontro Distrital Joga + Futsal 2022/2023 foi mais um exemplo de colaboração institucional entre a AF Setúbal e os clubes filiados, agradecendo, neste caso, ao Portugal Cultura e Recreio por todo o apoio demonstrado ao longo do evento.

Entretanto, a realização do 3.º Encontro Distrital Joga + Futsal 2022/2023 está prevista para o dia 25 de fevereiro, em local a designar.