A correr e a sorrir na Sobreda com o 5.º Joga+ Futsal
Encontros informais da AF Setúbal dedicados ao futsal já reuniram perto de meio milhar de crianças.
O Pavilhão da Escola Secundária Daniel Sampaio abriu as portas, este domingo, à realização do 5.º Joga + Futsal, naquela que foi mais uma ação informal dedicada aos jovens praticantes dos escalões de petizes e traquinas.
Ao longo de quatro horas, foram 92 as crianças, meninos e meninos, que na presença de muito familiares, desfrutaram de mais uma manhã de puro divertimento com a bola nos pés, num ambiente de confraternização e de reforço de aprendizagem desportiva em que a modalidade do futsal assumiu especial promoção.
O 5.º Joga + Futsal levado a efeito pela Associação de Futebol de Setúbal em estreita colaboração organizativa com o Clube Recreativo Sobredense foi mais um momento de grande participação. As 92 crianças (47 petizes e 45 traquinas) presentes no encontro da Sobreda contribuíram para aquele que foi o segundo maior registo de participantes em eventos do género esta época.
Entre as 9 e as 13 horas, o recinto sobredense foi palco da dinamização de 40 minijogos, que contaram com a envolvência de 16 equipas em representação de 9 clubes, a saber: AC Benfica na Charneca de Caparica, ADIJ Bairro Miranda, AJ Os Caramelos, CA Santa Marta do Pinhal, CD Colégio Minerva, CR Piedense, CR Sobredense, GD Alegria e Trabalho e Portugal CR.

Paulo Santos, diretor para o futsal do CR Sobredense, não hesitou em afirmar que o evento foi “extremamente positivo”, com uma “adesão muito grande de jovens atletas e familiares” e “bem organizado”.
De acordo com o responsável do emblema coorganizador, o encontro “correspondeu às expetativas e é o que se pretende: proporcionar um dia de jogos e de aprendizagem aos atletas mais novos”. “O Joga + é daquilo tipo de iniciativas que, sempre que possível, devem ser organizadas e repetidas. E, se todos os clubes estiverem envolvidos, tanto melhor”, assinalou.
Paulo Santos considerou que “correu tudo bem ao longo de uma manhã saudável”. ”A organização está a tentar melhorar a cada encontro e desta vez foi promovido um novo modelo, que permitiu reduzir o tempo de espera entre os jogos, o que foi muito positivo”, registou.
No que respeita à realidade do CR Sobredense, o diretor do clube assegura que a estrutura dedicada ao futsal “continua a tentar realizar o trabalho da melhor maneira possível”. “Temos conseguido manter o número de atletas – cerca de 100 – nos escalões de formação desde há quatro anos”. “Gostaríamos de ter mais tempo de utilização de pavilhões para podermos reforçar a nossa atividade com a prática do futsal feminino, que é uma ambição do clube”, apontou.
Entretanto, o CR Sobredense está empenhado em concluir o processo de certificação de entidades formadoras, que assume especial importância neste momento. “Depois vamos tentar expandir a oferta formativa do clube com a variante no feminino. Talvez dentro de duas épocas isso venha a ser possível, mas não será uma tarefa fácil”, admite.
A Associação de Futebol de Setúbal, com a realização do 5.º Joga + Futsal, reforçou a dinâmica de fomento e desenvolvimento do futsal de base.
“Foi mais uma grande jornada do Joga + Futsal, numa manhã de muita alegria, divertimento, animação e a subida de um degrau no processo de aprendizagem das crianças no âmbito da prática do futsal”, considerou Pedro Henriques, responsável técnico da AF Setúbal para a área do futsal, a propósito daquele que foi o 2.º encontro mais participado na presente época.
“Promovemos neste evento, um novo modelo de dinamização dos jogos, repartindo a atuação dos escalões de petizes e traquinas, em dois momentos, o que permitiu manter o número de jogos previstos, mas com menos tempos de intervalo. Esta novidade recolheu a aceitação generalizada pelo que vamos tentar seguir este modelo de dinamização”, destacou.
Pedro Henriques agradeceu à estrutura do CR Sobderense por toda a colaboração evidenciada no âmbito da organização do evento, facto determinante para o sucesso do encontro, reconhecido, mais uma vez, por todos os clubes participantes. “Muito obrigado pelo contributo em nome do futsal da nossa região”.
Refira-se que nos cinco encontros dedicados ao futsal realizados na presente época já participaram 419 crianças.
Para o próximo dia 6 de maio, está agendado o 6.º Joga + Futsal, a realizar no Pavilhão Municipal N.º 2 do Montijo, numa iniciativa em que a AF Setúbal contará com a colaboração organizativa da Academia Desportiva, Infantil e Juvenil Bairro Miranda.