A Associação de Futebol de Setúbal comemora hoje, dia 5 de maio de 2023, 96 anos de existência e gostaria de aproveitar esta oportunidade, na qualidade de Presidente da Assembleia Geral da Associação de Futebol de Setúbal, de deixar uma mensagem de saudação a todos os seus sócios, clubes, núcleos de árbitros e aos seus dirigentes, bem como a todos os elementos dos órgãos sociais da AF Setúbal, funcionários e colaboradores da instituição, árbitros, praticantes e a todos os demais agentes desportivos do Futebol Distrital.

Recordo que dos treze clubes que fundaram a Associação de Futebol de Setúbal apenas cinco continuam filiados: Luso Futebol Clube, Palmelense Futebol Clube, São Domingos Futebol Clube, União Futebol Comércio e Indústria e Vitória Futebol Clube.

Ainda assim, é justo que se recorde o nome dos restantes clubes fundadores: Bonfim Futebol Clube, Estrela Sporting Clube, Grupo Desportivo dos Empregados do Comércio, Grupo Desportivo Setubalense “Os Treze”, Racing Clube Setubalense, Sporting Clube de Setúbal “Os Miúdos”, Sporting Clube Setubalense “Os Frades” e União Futebol Avenida.

Ao saudar todos os dirigentes, árbitros e praticantes do presente, gostaria igualmente de homenagear todos aqueles que, ao longo destes 96 anos de existência, com uma enorme dedicação à causa associativa e do futebol, futsal e futebol de praia, permitiram um contínuo crescimento das respetivas modalidades no nosso Distrito.

Igualmente uma palavra de apreço para todos os nossos funcionários, atuais e passados, porque sem o seu esforço e dedicação, a Associação não conseguiria por certo ser aquilo que hoje representa.

Somos os herdeiros de um passado com uma riqueza enorme, recheado de feitos, de pessoas e de instituições que contribuíram para a História do futebol nacional e até internacional. Sem esquecer o passado, devemos continuar com os olhos postos no futuro e é com este espírito que devemos todos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

As dificuldades como que os nossos filiados se debatem, em todas as variantes praticadas, Futebol de 11, de 9 ou de 7, Futsal ou Futebol de Praia, no Masculino e no Feminino, são de todos conhecidas.

Desde a exiguidade de infraestruturas em quantidade para dar resposta a todos os que pretendem praticar a modalidade, com a qualidade que permita fazer um trabalho com o nível que todos gostariam de atingir, passando pela cada vez maior dificuldade em encontrar dirigentes que de uma forma voluntária se disponham a trabalhar gratuitamente ao serviço dos seus emblemas, que pela sua natureza estão vocacionados para servir as populações, sem esquecer a cada vez maior insuficiência dos apoios disponibilizados aos clubes, para que estes possam responder a todas as solicitações e aos desafios que se lhes colocam.

A própria Associação também se debate com muitas dessas dificuldades, nomeadamente a falta de apoios, que se reflete no auxílio institucional que pode dar aos seus filiados, assim como a crónica escassez do número de árbitros para fazer face ao cada vez maior número de jogos e de praticantes.

Apesar do esforço efetuado no passado para dotar os serviços de instalações administrativas condignas e adequadas aos que lá trabalham, mas também para os que usufruem do espaço, continuam a existir dificuldades ao nível das instalações desportivas, para o trabalho das seleções e dos árbitros distritais, para os cursos de treinadores, sem esquecer a possibilidade de disponibilização de espaços desportivos para a comunidade, educativa e/ou desportiva, para uma prática mais formal, informal ou até inclusiva, promovendo e incrementado uma prática desportiva salutar e que se deseja cada vez maior.

Hoje é dia de celebração de mais um aniversário e gostaria de deixar uma mensagem de esperança porque, apesar destas dificuldades, temos de ser otimistas relativamente ao futuro. Temos de acreditar que é possível com trabalho atingir os objetivos a que cada um de nós, atores desta realidade, nos propomos alcançar, pelo que não posso deixar de aproveitar esta oportunidade para renovar a vontade de, em conjunto com todos os agentes desportivos, pugnar pela evolução e progresso do futebol Distrital e Nacional em todas as suas vertentes.

Naturalmente que gostaria igualmente de deixar uma mensagem de Fair Play, principalmente nesta altura das competições em que está em jogo o trabalho de uma época, e de recordar que o Fair Play também se ensina e que defende o Futebol.

VIVA A ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL!
VIVAM O FUTEBOL, O FUTSAL E O FUTEBOL DE PRAIA!

Joaquim Sousa Marques
Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Futebol de Setúbal