O Estádio Municipal de Alcácer do Sal foi o palco, este sábado, entre as 14 e as 18 horas, da realização do 1.º Encontro de Traquinas e Petizes JOGA + Futebol 2023/2024, numa organização da Associação de Futebol de Setúbal e do Atlético Clube Alcacerense.

O pontapé de saída dos eventos distritais dedicados ao futebol de base, na presente época, contou com a participação de um total de 200 meninas e meninos (146 traquinas e 54 petizes), que vestiram a camisola de nove emblemas filiados no universo associativo da AF Setúbal.

Ao longo da tarde, os mais de 50 jogos dinamizados pelas crianças que constituíram as 23 equipas participantes, centraram todas as atenções dos muitos familiares que viram de perto o entusiasmo dos petizes e traquinas, num momento, sempre especial, de partilha e enorme alegria à volta da bola.

Henrique Rosa, presidente da Direção do Atlético Clube Alcacerense, considerou que “foi uma excelente iniciativa da AF Setúbal e que teve uma boa adesão dos clubes”. “Foi muito interessante ver a quantidade significativa de petizes e traquinas que participaram no evento”.

Para o dirigente do emblema alcacerense, a realização do JOGA + em Alcácer do Sal “foi bastante importante para aproximar os familiares e os praticantes, criando uma dinâmica em escalões onde não há lugar à competição, mantendo as crianças ativas, além dos treinos”, destacou, realçando o facto de Alcácer do Sal ter vivido uma “jornada de muita alegria”.

“Foi bastante importante esta descentralização para o clube. O AC Alcacerense acaba por estar no mapa do JOGA +, facto que agradecemos à AF Setúbal”.

A realidade do futebol representativo do AC Alcacerense conta, por esta altura, com 11 escalões, entre o masculino e o feminino. Mas, o emblema, que está apostado em ver reconhecido o seu trabalho formativo, no âmbito do processo de Certificação de Entidades Formadoras, que continuar a crescer “principalmente, na formação”.

“A formação acaba por ser a chave para as nossas crianças poderem desenvolver a sua evolução desportiva, de forma integrada. Devido a não termos universidades que permitam a fixação dos jovens no concelho, a dificuldade de ter equipas seniores é real. Por isso, queremos potenciar os nossos atletas até ao último ano de júnior”, explicou o presidente.

Henrique Rosa não hesitou em manifestar a vontade de ver o AC Alcacerense continuar a participar no JOGA +, mas também em voltar a receber eventos.

Promoção do Walking Football

Entretanto, refira-se que a AF Setúbal, através do Gabinete Técnico, aproveitou a realização do arranque do JOGA + Futebol para promover a mais recente variante da prática de futebol: o Walking Football.

A iniciativa, dinamizada no final do encontro, contou com o envolvimento dos técnicos e demais elementos do staff dos clubes participantes no evento, independentemente do Walking Football ser dedicado a maiores de 50 anos.

Refira-se que, a AF Setúbal pretende que a atividade Walking Football seja expandida através dos clubes filiados.

Recorde-se que o JOGA + é um projeto idealizado pela Associação de Futebol de Setúbal, reservado às crianças (traquinas e petizes), que visa promover, de forma informal, o desenvolvimento do futebol, futsal e futebol de praia de base, com ações dinamizadas em colaboração institucional com os clubes do nosso universo associativo.

O 1.º JOGA + Futebol 2023/2024 contou com a organização da AF Setúbal, através do Gabinete Técnico, representado pelo coordenador técnico distrital, Pedro Santos, estando a Direção da entidade distrital representada pelo vice-presidente João Aires e pelo diretor Amândio de Jesus, e do AC Alcacerense.

A Direção da AF Setúbal agradece ao AC Alcacerense pelo acolhimento e toda a colaboração e dedicação institucional evidenciada em nome da realização do evento.