A Associação de Futebol de Setúbal esteve representada pela equipa de walking football do Centro de Convívio e Desportivo Vale de Milhaços no jogo Portugal x Arménia, realizado, este domingo, no Estádio do Dragão, que valeu o apuramento da Equipa das Quinas para o Mundial 2026.
A convite da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o conjunto do emblema sediado no concelho do Seixal, constituído por sete elementos, viveu uma experiência ímpar, dentro e fora do relvado, para recordar e com desejo de repetir. Paulo Mora, jogador e um dos dinamizadores principais da formação de walking football do CCD Vale de Milhaços contou ao afsetubal.pt alguns dos momentos vividos com as ‘estrelas’ ali tão perto.
“Foi muito agradável. Tivemos a oportunidade de pisar o relvado e fazer a ‘guarda de honra’ às seleções aquando da entrada para o aquecimento”, contou Paulo Mora, que, à semelhança dos colegas, foi saudado pessoalmente pelo presidente da FPF, Pedro Proença”. Mas, dos instantes que mais ficaram na retina foi o cumprimento de Diogo Costa. “O guarda-redes da Equipa das Quinas teve a gentileza de nos contatar, inteirou-se da nossa presença ali e todos ficaram contentes”.
Nesta sequência, seguiu-se o jogo. Portugal ganhou (9-1!) e festejou a qualificação para o Mundial. “Assistimos ao jogo, na bancada, nas primeiras filas, perto do banco da nossa seleção. Festejamos muito e sentimos que demos sorte a Portugal. Desejamos repetir a experiência, aguardamos nova oportunidade”, confessou Paulo Mora a propósito do dia memorável.
Na base da concretização desta viagem marcante ao Porto esteve a atividade do walking football. “Continuo a envidar esforços para que mais equipas surjam a praticar a modalidade na nossa região. É uma atividade que faz bem a todos”, recomenda Paulo Mora, que integra um ‘plantel’ com 28 jogadores “motivados” em continuar a jogar e fazer jogar o walking football.
O Walking Football
- O que é? É uma modalidade adaptada de futebol, a andar, sem corridas, saltos, rasteiras, carrinhos e cortes, pensada para pessoas a partir de 50 anos.
- Qual o objetivo? O objetivo é incentivar a prática desportiva, a integração e o convívio de grupo em prol de uma vida mais ativa.
- Duração: toda a época desportiva.
Composição das Equipas e Inscrições (recomendação):
- O mínimo de 10 praticantes na vertente recreativa, e 12 na vertente competitiva);
- estar representada por elementos de ambos os sexos;
- ter um professor licenciado em educação física ou em ciências do desporto/ Treinador de Futebol ou Futsal;
- ter um fisioterapeuta ou um enfermeiro ou um técnico de SBV/DAE;
- um dirigente.
Todos os participantes têm de ser inscritos na FPF|SCORE, separador Walking Football.
- Ter exame médico-desportivo;
- Ter seguro de acidentes pessoais – Apólice FPF ou outra.
Apoios FPF/Associações de Futebol:
- Kit com Material (1 saco, 8 bolas, 4 cones, 10 coletes);
- Formação aos professores creditada;
- Manual de apoio às sessões de treino e prevenção de riscos;
- Apoio de 50% nos seguros.
Eventos: Realização de Encontros Distritais e Festa Nacional do Walking Football na Cidade do Futebol.
Documentos de suporte: