Tiago Fernandes (CDR Águias Unidas) e Ricardo Mendes (AC Benfica na Charneca de Caparica) são os treinadores das equipas finalistas da edição 2023/2024 da Taça AFS de Futsal Sénior Feminino e, na antevisão do grande jogo ao afsetubal.pt, olham com ambição para a conquista do troféu associativo.

É com o estatuto de campeã distrital que a equipa do Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas vai entrar no jogo da Final da taça associativa a visar a ‘dobradinha’. “O sentimento da nossa equipa é o de querer ganhar, neste caso, mais um título depois da vitória no campeonato distrital”, assume Tiago Fernandes, treinador do CDR Águias Unidas, realçando, “a satisfação por disputar a Final, com este plantel que iniciamos esta época e que queremos que continue para os próximos anos”.

Reconhecendo o mérito do plantel pelo trabalho que tem vindo a fazer desde o início da época, Tiago Fernandes, garante que “a confiança e a motivação da equipa estão muito boas”. Um conjunto que “está a encarar o jogo com serenidade, mas, obviamente, com muito respeito pelo adversário”.

O treinador do CDR Águias Unidas lembra a disputa pelo campeonato que durou até ao fim, pelo que não dúvida da “qualidade” do oponente e das “dificuldades” que vai criar no jogo da Final.

Contudo, “conseguir a 'dobradinha' é o objetivo” do CDR Águias Unidas. Uma ambição que Tiago Fernandes considera ser merecedora de ser concretizada para um “plantel de muita qualidade, que tem feito muitos sacrifícios desportivos e pessoais”.

A presença significativa de adeptos do emblema sediado no concelho do Seixal justifica um apelo do treinador. “Que compareçam, porque um pavilhão cheio ajuda a empurrar a equipa com uma força extra. Que nos possam apoiar para conseguirmos sair de Alcácer do Sal com mais um troféu”.

Tiago Fernandes deseja que a Final seja “uma festa bonita, para todos, e com Fair Play, conforme é apanágio do nosso clube. Mas, igualmente, mais um momento de promoção ao futsal feminino e que ajude a manter a tendência crescente de praticantes femininas que temos verificado no nosso distrito”.

No lado da Associação Casa do Benfica na Charneca de Caparica, o treinador Ricardo Mendes começou por enaltecer o assinalável percurso competitivo que o seu plantel tem vindo a evidenciar nesta época de estreia e que superou expetativas. “É o nosso primeiro ano, com uma equipa formada muitas atletas chegadas ao patamar sénior”, registou.

Sobre a meritória presença no jogo da Final da Taça AFS, o treinador, que no campeonato distrital levou a equipa charnequense a assumir-se como vice-campeã, há, desde logo, o “sentimento de dever cumprido”. “Sabemos da dificuldade que representa o jogo da Final, mas é bom estarmos na partida da decisão. É uma satisfação enorme estarmos aqui, que era um objetivo”.

Ricardo Mendes garante que “o plantel está com a motivação em altas”, reconhecendo, contudo, "alguma ansiedade pela chegada da hora do jogo”. “Sabemos das dificuldades que o adversário nos pode criar, mas a nossa equipa está confiante e sabe aquilo que tem de fazer”, aponta o técnico da AC Benfica na Charneca de Caparica, afirmando que o plantel que comanda é caraterizado pelo “espírito de união e por nunca dar um jogo por perdido, como foi demonstrado ao longo da época”.

Apesar de reconhecer que o oponente tem atletas mais experientes, admitindo ser uma vantagem, Ricardo Mendes não dúvida: “acreditamos, plenamente, que podemos vencer o primeiro troféu de futsal sénior feminino para a Casa do Benfica na Charneca de Caparica com esta equipa”.

Para reforçar a ambição do emblema do concelho de Almada, o treinador da AC Benfica na Charneca de Caparica, convoca todos os benquistas para marcarem presença na Final e “apoiarem a equipa, tal como têm vindo a fazer”. “Considero que têm sido o nosso sexto jogador e que fazem diferença nos jogos, dando mais força à equipa. Se conseguirmos vencer a taça será também um prémio muito merecido para eles”.

O jogo da Final é esperado como “uma festa bonita” e na qual impere o Fair Play, como tem sido evidenciado ao longo da época. "Acredito que desta vez não será diferente. Iremos fazer a nossa parte e confio que todos os presentes também o irão demonstrar para que seja um agradável espetáculo de futsal. Vencer e perder faz parte do desporto e como costumo dizer é preciso saber perder para saber vencer. O importante é que a modalidade do futsal saia a ganhar e que seja uma festa de todos”, sublinhou Ricardo Mendes, antes de realçar que, nos últimos anos, o futsal no âmbito da Associação de Futebol de Setúbal tem vindo a crescer.

A Final da Taça AFS realiza-se este sábado (9), a partir das 16 horas, no Pavilhão Municipal de Alcácer do Sal.

O evento é organizado pela Associação de Futebol de Setúbal e conta com a parceria da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e do Atlético Clube Alcacerense.