A Associação de Futebol de Setúbal assinala, neste dia 5 de maio de 2023, 96 anos de um relevante e prestigiado percurso institucional trilhado em nome da atividade do futebol, futsal e futebol de praia, que tem vindo a ser alicerçado com a força dos clubes, dirigentes, técnicos, jogadores e árbitros representantes de uma entidade de Utilidade Pública reconhecida como referência do nosso distrito e no plano desportivo nacional.

Homenageando, com particular evocação, os fundadores da AF Setúbal e todos quantos estiveram ligados à instituição, bem como saudando os atuais órgãos sociais, funcionários e colaboradores, celebramos, hoje, 96 anos de um historial que orgulha e tem afirmado a essência do associativismo e a colaboração institucional.

A Direção da AF Setúbal, honrando o respeitoso passado, continua a assumir a responsabilidade institucional de contribuir por mais e melhores condições para a prática e desenvolvimento das modalidades que promove e para as provas que organiza, visando o aumento de praticantes. Uma tarefa árdua, mas que tem na força, determinação e ambição dos clubes filiados, elementar apoio nesta causa.

É, portanto, com especial entusiasmo, que registo o facto de a AF Setúbal contar, nesta altura, com um total absoluto de 13 806 praticantes (+1143, em comparação com os 12663 registos no final da época passada). Quantidade que constituiu um recorde, ultrapassando-se, pela primeira vez, a fasquia dos 13 mil praticantes.

Realço, no campo da atividade no feminino, uma evolução muito positiva de praticantes, com um total absoluto de 987 atletas inscritas, até ao momento, (+92, comparativamente com o final da época 2021/2022).

Números que refletem um enorme trabalho por parte dos clubes que, na sequência de uma pandemia que a todos afetou, evidenciaram, mais uma vez, uma capacidade tremenda de potenciar as respetivas dinâmicas de atuação.

Neste âmbito, sublinho, igualmente, o reconhecido apoio que as autarquias do nosso distrito assumiram, no sentido de atenuarem o esforço dos clubes.

A todos, quantos protagonizaram, com singular empenho, pessoal e institucional, uma participação determinante para o engrandecimento do nosso universo associativo, que segue cada vez mais forte e continua a inspirar a atividade desportiva na nossa região: Muito obrigado e parabéns.

A AF Setúbal celebra 96 anos de História, na certeza de que continua firme o compromisso institucional de continuar a fazer tudo o que for possível para apoiar e defender os nossos clubes, dirigentes, técnicos, jogadores e árbitros do nosso universo associativo em nome de um futuro de renovados sucessos.

Muito obrigado a todos.

Parabéns, Associação de Futebol de Setúbal!
Parabéns, Universo AF Setúbal!
 
 
Francisco Cardoso
Presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal