Um golo sofrido pela seleção da AF Setúbal, no último remate do tempo regulamentar do jogo, permitiu à AF Aveiro garantir a igualdade a dois e levar a decisão da eliminatória para o desempate através da marcação de grandes penalidades. Acabaram por ser mais felizes as aveirenses. Ao longo dos 80 minutos, as nossas jovens futebolistas fizeram por merecer melhor sorte.

No segundo jogo da Liga de Ouro da edição 2024 do Torneio Nacional Interassociações de Futebol Feminino Sub16, realizado, este sábado, no Campo ADCR Vasco da Gama, em Boleiros, a seleção da AF Setúbal começou desde cedo a construir uma exibição de qualidade e com grande volume ofensivo. A coroar este arranque de partida, Daniela Silva rematou para o primeiro golo do jogo, colocando a AF Setúbal a vencer, por 1-0.

Contudo, seleção aveirense encetou uma reação á desvantagem e repôs a igualdade, à passagem dos 31 minutos, por intermédio de Cheila Nolasco, num remate rasteiro, cruzado, já dentro área setubalense.

Um empate a um golo com que se chegou ao intervalo, numa partida disputada sobre um calor abrasador, mas não o suficientemente impeditivo para refrear o bom nível competitivo do encontro, onde se jogava o acesso à partida de atribuição do 5.º lugar da classificação geral.

Na verdade, na etapa complementar, os dois conjuntos distritais ainda tiveram pernas para aumentar as emoções.

Carolina Coelho, aos 56 minutos, tirou as medidas corretas à baliza aveirense e, de livre direto, rematou forte e colocado para o 2-1, favorável à AF Setúbal.

Mas, a vantagem conseguida, pela segunda vez, pelas futebolistas lideradas pelo selecionador da AF Setúbal, João Pedro Valente, viria a esfumar-se, naquele que foi, literalmente, o último remate do tempo regulamentar do jogo. Cheila Nolasco, aos 82 minutos, descobriu espaço dentro da área e assinou o 2-2, que levou o jogo para o desempate através da marca de grandes penalidades.

Da marca dos 11 metros, a formação aveirense acabou por converter quatro contra dois da nossa a seleção. Assegurando a vitória no jogo e o acesso à partida de atribuição do 5.º e 6.º lugares.

João Pedro Valente, selecionador distrital, em discurso direto:

“Começo por dizer que tenho muito orgulho nestas jogadoras, que representa a AF Setúbal. Elas são extraordinárias e fizeram um jogo fantástico.

Obviamente que hoje não estamos contentes, queríamos ganhar e estivemos a míseros segundos de o conseguir!

Faltou-nos maturidade e maior perspicácia no entendimento dos últimos momentos do jogo.

Mas são situações que fazem parte do processo formativo, e que, certamente, servirão de aprendizagem para no futuro estarmos mais bem preparados para jogar e vencer jogos deste nível.

Mérito também para a AF Aveiro, que tem uma excelente seleção, nunca baixaram os braços, e conseguiram manter o jogo vivo até ao final, sendo posteriormente mais competentes na conversão dos pontapés de penalidade.

Frustrados pelo resultado final, mas extremamente satisfeitos com uma exibição de enorme qualidade e demonstrativa do talento e potencial destas atletas.

Vamos recuperar, reerguer nos mentalmente e emocionalmente, e amanhã voltamos a dar o nosso melhor para tentar fechar esta participação na fase final com uma vitória”.

A seleção da AF Setúbal fecha, este domingo, a partir das 9 horas, em jogo a realizar no Estádio João Paulo II, em Fátima, diante da congénere da AF Portalegre, a participação no torneio interassociativo, num encontro que vai decidir o 7.º e 8.º lugares da Liga de Ouro e da classificação geral de uma competição que vai definir a hierarquia classificativa das 22 seleções distritais e regionais, que disputam as Ligas de Ouro, Prata e Bronze.

Recorde-se que a Fase Final do Fase Final do Torneio Nacional Interassociações de Futebol Feminino Sub16 começou esta sexta-feira e termina este domingo, na região de Santarém, numa organização da Federação Portuguesa de Futebol em colaboração com a Associação de Futebol de Santarém.