A seleção distrital da AF Setúbal venceu, no desempate através de grandes penalidades, a congénere de Portalegre, este domingo, no Campo João Paulo II, em Fátima, naquele que foi o terceiro e derradeiro jogo disputado na edição 2024 do Torneio Nacional Interassociações de Futebol Feminino Sub 16 – Fase Final – Liga de Ouro, o que que permitiu assegurar o 7.º lugar na classificação geral da prova que envolveu a participação de 22 seleções distritais e regionais.

Um golo marcado pelo conjunto portalegrense, logo nos instantes iniciais da partida, justificou a vantagem de 1-0 com que se chegou ao intervalo da partida de atribuição do 7.º e 8.º lugar da Liga de Ouro do torneio interassociativo.

Na segunda parte, a seleção da AF Setúbal foi mais incisiva na procura de inverter o rumo dos acontecimentos e acabou por conseguir chegar à igualdade (1-1) já muito perto do apito final, através de um autogolo, na sequência de um canto marcado por Stela Cruz.

Para desempatar, e pelo segundo jogo consecutivo da nossa seleção, o vencedor do jogo foi decidido através da marcação de grandes penalidades.

Ao contrário do que havia acontecido na véspera, diante a AF Aveiro, a AF Setúbal acabou por ser mais eficaz (1-3) e fechou a participação na prova, no 7.º lugar da classificação geral, em mais uma presença competitiva na Liga de Ouro.

João Pedro Valente, selecionador distrital, em discurso direto:

“Vínhamos de dois jogos bastante desgastantes do ponto de vista físico e emocional. Não entramos bem na partida, revelamos pouca assertividade e critério com bola e as nossas chegadas ao último terço foram sempre de forma muito atabalhoada.

Acabámos por conceder um golo que podíamos ter evitado e reforçamos a confiança da AF Portalegre na discussão do resultado. Apesar disso, criámos condições, pelo menos, para empatar.

Na segunda parte, as jogadoras trouxeram mais velocidade ao jogo, e com essa entrada criámos oportunidades e marcámos. Tornou-se um jogo de sentido único, podíamos ter chegado a vantagem mas mostrámos alguma ansiedade na definição de jogadas promissoras.

Nos pontapés de penalidade, acreditamos pouco na sorte, mas, num momento ou outro, temos de ter a nossa estrelinha.

Contra a AF Aveiro não tivemos essa estrelinha, mas sentimos que o grupo se esforçou muito para que a estrelinha hoje ficasse do nosso lado.

Sentimos que saímos da competição com uma classificação abaixo da responsabilidade e ambição que tínhamos, mas com a certeza de termos um grupo cada vez mais preparado para os grandes jogos, as prestações nos jogos frente a AF Porto e Aveiro, ajudam a manter o foco no processo.

Este foi um grupo maioritariamente constituído por atletas de primeiro ano, uma geração que é recheada de boas jogadoras e de talento, considero que no próximo ano, com uma maior assimilação de conceitos e experiência no futebol 11 pode almejar outros patamares na classificação.

Uma palavra de apreço e agradecimento para as 5 atletas de 2008 que se despedem do espaço de Seleção Distrital”

Em nome da Direção, o presidente da AF Setúbal, Francisco Cardoso, saudou a meritória participação competitiva da nossa seleção, realçando “a qualidade e talento evidenciado por todas as jogadoras, numa jornada que dignificou as cores da nossa região e de todos os clubes do nosso universo associativo, nomeadamente aqueles que continuam a trabalhar diariamente em nome da formação e desenvolvimento do futebol feminino”.

“Parabéns pelo desempenho “e obrigado, a todas as jogadoras e demais elementos que integraram a nossa comitiva”

Recorde-se que a Fase Final do Fase Final do Torneio Nacional Interassociações de Futebol Feminino Sub16 começou esta sexta-feira e terminou este domingo, na região de Santarém, numa organização da Federação Portuguesa de Futebol em colaboração com a Associação de Futebol de Santarém, a quem a AF Setúbal elogia e agradece pelo acolhimento e apoio evidenciado.