O Assédio no Desporto e um conjunto de abordagens e reflexões relacionadas com esta problemática centraram a atenção das cerca de 130 pessoas – convidados especiais, autarcas locais, dirigentes associativos e de clubes da região, técnicos, jogadores e encarregados de educação – que presenciaram, esta quarta-feira, no Fórum Municipal de Alcochete, aquela que foi a terceira e penúltima das quatro sessões da Semana da Ética e Integridade, iniciativa institucional realizada no âmbito das comemorações do 97.º aniversário da Associação de Futebol de Setúbal, assinalado neste domingo.
Francisco Cardoso, presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, depois de agradecer à Câmara de Alcochete pela prestimosa cedência do fórum municipal e respetivo apoio organizativo, realçou que “a Semana da Ética e da Integridade tem vindo a revelar-se como uma jornada extraordinária”.
Na saudação de boas-vindas, o líder diretivo da instituição distrital enalteceu a presença do leque de convidados que partilharam esclarecimentos e experiências e a todos quantos enriqueceram mais uma sessão em que foram abordadas “temáticas de especial relevância e que visam contribuir para reforçar a informação e potenciar a divulgação de forma generalizada”, salientou Francisco Cardoso, reconhecendo aos clubes representados no evento a significativa mobilização de atletas.
Nuno Luz, jornalista da SIC, assumiu a moderação dos dois momentos de debate, numa primeira fase protagonizado pelos quatro treinadores convidados: Pedro Font (Futebol Clube São Francisco), Nuno Torrete (Associação Desportiva Samouquense), Estevão Carvalho (Grupo Desportivo Alegria e Trabalho) e Filipe Alcaide (Grupo Desportivo Alcochetense) e numa segunda ocasião pelos representantes da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Isabel Cabacinho, do Comité Olímpico de Portugal, Cristina Almeida, e por parte da Associação de Futebol de Setúbal, João Valério.
O interesse evidenciado por todos os participantes a cada intervenção sobre as diversas partilhas e abordagens relacionadas com a temática deixou bem vincada a importância de mais uma sessão organizada pela Associação de Futebol de Setúbal, que ganhou rasgados elogios por parte dos convidados, que não hesitaram em felicitar a iniciativa e os contributos que dela resultaram.
Nas mensagens finais, Isabel Cabacinho (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), que promoveu uma apresentação inicial sobre o "Assédio", considerou que “devemos assumir que os diversos tipos de assédio existem, mas devemos estar preparados para evitar e conhecer as ferramentas ao nosso dispor para alertar”, considerando a importância da empatia e lembrando que “não se deve fazer aos outros aquilo que não gostamos que nos façam a nós. Este é o principio”.
Cristina almeida (Comité Olímpico de Portugal) salientou a “importância dos clubes, enquanto entidades que estão na base do sistema de proteção de crianças e jovens” e de “identificação primária de situações de risco e perigo”. “As situações não acontecem só no desporto, mas é no desporto que muitas vezes são identificadas, tendo em conta a confiança que permite gerar partilha de situações que vem de fora da atividade desportiva”, anotou.
Por sua vez, João Valério (Integridade - Associação de Futebol de Setúbal) deixou um vincado apelo à especial atenção de dirigentes, técnicos e demais elementos ligados aos clubes e às equipas para a “importância da denúncia junto das entidades”.
Numa intervenção de encerramento, o presidente da Direção da AF Setúbal reiterou agradecimentos a todos os convidados e demais participantes pelo dinamismo refletido no evento.
A Semana da Ética e Integridade termina esta quinta-feira, no Auditório dos Serviços da Câmara Municipal do Seixal, às 19 horas, com a temática a incidir sobre a Ética no Desporto.