Pela segunda época consecutiva, naquilo que é uma iniciativa ímpar, a Associação de Futebol de Setúbal realizou, esta quinta-feira, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, Moita, a Cerimónia de Distinção “Prémio Cartão Branco/Fair Play”, referente à época 2023/2024.
A celebração, que promoveu a entrega de prémios Cartão Branco, no que às provas de futebol e futsal organizadas pela AF Setúbal na época transata respeitou, entre distinções individuais e coletivas, foi presenciada por cerca de duas centenas de pessoas, que preencheram a plateia do fórum municipal. Em 2023/2024, a Associação de Futebol de Setúbal atribuiu 134 cartões brancos, cujos distinguidos representaram um total de 62 emblemas filiados.
Refira-se que, no âmbito do evento associativo, foi, igualmente, promovida uma Cerimónia de Assinatura de Protocolos “Fundo Crescer 2024”, com destaque para seis emblemas filiados.
Na qualidade de edil representante do município anfitrião da cerimónia, Carlos Albino começou por usar da palavra, dando as boas-vindas e saudando a realização do prestigiado evento organizado pela AF Setúbal no concelho moitense, naquele que considerou ser um relevante momento de reconhecimento em nome da atividade desportiva.
“Todos os intervenientes no desporto de competição devem saber ganhar, mas quando não se ganha é sempre importante ter Fair-Play. Quem tem Fair-Play é sempre um vencedor”, salientou o presidente da Câmara Municipal da Moita.
Depois de anunciar que a autarquia moitense vai lançar concursos para a construção de um novo pavilhão desportivo para reforçar as condições de oferta da prática do futsal e a requalificação da iluminação do Campo Municipal de Futebol do Vale da Amoreira, Carlos Albino felicitou todos os distinguidos com o cartão branco.
Por parte da Federação Portuguesa de Futebol, o diretor Rui Manhoso afirmou que “o cartão branco é uma aposta ganha no futebol português e que se estende a outras modalidades”. “Representa aquilo que deve ser evidenciado não só no futebol, mas também na vida: o saber ganhar e o saber perder. “A verdade do desporto faz-se com vencedores e vencidos. Faz-se com todos os que querem o bem das modalidades”, sublinhou.
O dirigente federativo enalteceu o papel da AF Setúbal, enquanto uma das associações que mais têm feito pela promoção do Fair-Play e que fez do cartão branco um dos seus valores”.
Nesse sentido, Rui Manhoso lembrou a realização da cerimónia idealizada pela AF Setúbal, “uma festa que mais ninguém faz”, antes de dirigir um agradecimento ao presidente da entidade distrital Francisco Cardoso pelo seu contributo institucional.
Nesta sequência de intervenções institucionais de abertura, José Lima, Coordenador do Plano Nacional da Ética no Desporto, não hesitou em reafirmar a “importância da cerimónia, que vinca os valores do desporto”.
“A AF Setúbal está ligada à criação, em 2015, do Cartão Branco, e desde então tem vindo a fortalecer o compromisso. Esta cerimónia, que já vai na segunda edição é disso exemplo, e também tem o estatuto de pioneira”, elogiou o responsável do PNED, anunciando que o exemplo da AF Setúbal será replicado, por exemplo, pela congénere de Lisboa.
José Lima felicitou todos os distinguidos e desejou que se orgulhem pela atribuição do cartão branco.
A fechar o leque de intervenções institucionais, o presidente da Direção da AF Setúbal, Francisco Cardoso começou por agradecer à Câmara Municipal da Moita, na pessoa do presidente Carlos Albino, a cedência do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo e todo o apoio no âmbito da realização da cerimónia que muito honrou a instituição associativa, estendendo o agradecimento às presenças de José Lima e Rui Manhoso.
Francisco Cardoso recordou que a AF Setúbal é pioneira na implementação do Cartão Branco e que desde a primeira hora está ao lado do PNED na caminhada em prol da promoção das boas praticas no desporto. “Desde 2015 que tem sido uma caminhada que nos orgulha. Hoje, vemos, com muito agrado, que outras associações aderiram ao projeto, tal como a FPF”.
O líder diretivo da AF Setúbal salientou a realização, pelo segundo ano, de uma cerimónia que celebra o Cartão Branco, num mesmo espaço dedicada a todos os distinguidos.
“Desejamos que o Fair-Play impere cada vez mais nos nossos recintos desportivos”, declarou Francisco Cardoso, antes de felicitar todos os distinguidos.
Noutro âmbito, o presidente associativo realçou a realização da Cerimónia de Assinatura de Protocolos “Fundo Crescer 2024”, no que respeita à segunda fase do programa de apoio aos clubes, lançado pela FPF em colaboração com as associações distritais e regionais, evento que antecedeu o momento dedicado às distinções do cartão branco.
Assim, no palco do fórum municipal moitense, assinaram os respetivos contratos a Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde, Botafogo Futebol Clube, Clube Desportivo e Recreativo de Águas de Moura, Grupo Desportivo os amarelos, Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica e Seixal Clube 1925.
A II edição da Cerimónia de Distinção “Prémio Cartão Branco/Fair Play” da AF Setúbal, prosseguiu com a entrega dos prémios. Ao todo, recorde-se, foram 134 os cartões brancos exibidos pelos árbitros e árbitras de futebol e de futsal na última época.
No que respeita à AF Setúbal, a Direção da instituição esteve representada por Francisco Cardoso (presidente), Guilherme Oliveira e João Aires (vice-presidentes) e José Teixeira, Amândio de Jesus e Amadeu Mota (diretores), enquanto o Conselho de Arbitragem esteve representado pelo presidente Luís Ramos.
Recorde-se que o Cartão Branco/Fair Play visa reconhecer, destacar e recompensar as atitudes e comportamentos eticamente relevantes praticados por atletas, treinadores e dirigentes, entre outros agentes diretamente envolvidos no jogo, e, também, os espectadores.
O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED-Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IP), a CAJAP-Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, sendo a AF Setúbal uma das entidades pioneiras na implementação.
Em outubro de 2022, o presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, recebeu o troféu relativo ao "Prémio do Cartão Branco 2012-2022", vencedor na Categoria Entidades, com que a nossa associação foi distinguida pelo PNED.
Fotos da Cerimónia de Distinção “Prémio Cartão Branco/Fair Play”, referente à época 2023/2024 podem ser acedidas, em Álbuns, na página oficial da AF Setúbal no Facebook.
fotos: Diogo Nora/AFS