O Auditório da sede da Associação de Futebol de Setúbal abre as portas, esta sexta-feira (8), entre as 14 e as 16 horas, a todos os interessados (clubes, profissionais de saúde, gestores, treinadores, atletas e pais/tutores) que pretendam presenciar à primeira ação nacional formativa “Projeto Sentinelas de Saúde Mental”.
Trata-se uma formação especializada em saúde mental, com o objetivo de sensibilizar para a importância do tema e oferecer ferramentas práticas para criação de um ambiente de apoio, com exemplos práticos e estudos de caso relevantes ao futebol.
A gestão do stresse, a prevenção do burnout e técnicas de resiliência são alguns dos temas a abordar no âmbito da sessão formativa presencial que se assume como uma oportunidade de particular relevância. Recorde-se que a participação não tem quaisquer custos associados.
Os Benefícios de Boas Práticas de Saúde Mental no Desporto:
Melhor Desempenho: Atletas mentalmente saudáveis são mais focados, resilientes e capazes de lidar com a pressão de forma eficaz.
Menos Lesões: O equilíbrio mental ajuda a prevenir lesões relacionadas ao stress e ao cansaço.
Ambiente de Equipa Positivo: Um foco na saúde mental promove a coesão da equipa e uma cultura de apoio mútuo.
Atração e Retenção de Talentos: Clubes que priorizam o bem-estar são mais atraentes para os melhores talentos, tanto jogadores quanto técnicos.
A ação formativa será ministrada pela Drª Ana Bispo Ramires e Drª Sofia Raposo do Grupo de Atuação em Psicologia e Performance (GAPP).
Para quaisquer dúvidas e/ou esclarecimentos adicionais sobre a ação pode contatar através do seguinte e-mail:
[email protected]
O “Projeto Sentinelas de Saúde Mental” é uma parceria estabelecida entre a FPF e o Grupo de Atuação em Psicologia e Performance (GAPP) e tem na Associação de Futebol de Setúbal uma entidade parceira na dinamização da ação formativa.