Gonçalo Fernandes, 30 anos, é o selecionador distrital de futebol feminino da AF Setúbal para a época 2025/26. O técnico vai orientar as seleções de sub-14 e sub-16 nos torneios nacionais interassociações.
 
Desde 2021 a integrar a estrutura técnica distrital, na condição de treinador-adjunto, Gonçalo Fernandes assume a liderança técnica das formações femininas com “grande felicidade”, “entusiasmo e sentido de responsabilidade”.
 
Ao afsetubal.pt, o antigo futebolista expressou que “aceitar este convite por parte da Direção da AF Setúbal foi um momento de grande felicidade. Representa uma oportunidade única de partilhar e consolidar tudo aquilo que fui aprendendo ao longo do meu percurso”, afirmou, antes de assumir que “este cargo é, acima de tudo, um desafio que abraço com entusiasmo e sentido de responsabilidade”.
 
Licenciado em Ciências do Desporto e Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Gonçalo Fernandes, “consciente da história e do valor que a instituição AF Setúbal tem no desenvolvimento do futebol na região”, encara o desafio “com grande motivação e vontade de evoluir”. “Acredito que será uma experiência enriquecedora, que me permitirá crescer enquanto profissional e contribuir de forma positiva para o projeto que me foi confiado”.
 
Ao olhar para o trabalho que aí vem, o selecionador distrital para o futebol feminino garante que “será reafirmado o compromisso de colocar a atleta no centro do nosso trabalho enquanto treinadores de formação”.
 
“O momento em contexto de Centro de Treinos irá potenciar as qualidades individuais de cada jogadora, promovendo o seu crescimento técnico, tático, social e cognitivo. Estamos convictos de que, ao consolidar estas dimensões de forma equilibrada, criamos as bases para uma evolução significativa em todas as dimensões do jogo”, elencou.
 
Mas, Gonçalo Fernandes não refreia elogios aquilo que é a realidade da dinâmica da variante. “A evolução do futebol feminino na nossa região tem sido notória, refletida tanto no aumento do número de atletas como na crescente qualidade competitiva dos diferentes campeonatos, o que leva à elevação das opções para representar as nossas seleções nos escalões de sub-14 e sub-16. Este progresso é resultado do trabalho sério e consistente dos clubes e treinadores, bem como do empenho e dedicação das próprias atletas, que têm elevado o nível da modalidade”.
 
Ligado às seleções distritais de futebol da AF Setúbal desde 2021, Gonçalo Fernandes, acredita que, enquanto selecionador distrital, pode reforçar o seu contributo para este crescimento através da “valorização do talento existente, da criação de oportunidades que promovam o desenvolvimento individual e coletivo e do reforço da ligação entre clubes e seleção”.
 
“O objetivo é continuar a dar visibilidade ao futebol feminino e criar condições para que este percurso de evolução se mantenha sólido e sustentável”, rematou o selecionador distrital da AF Setúbal para a época 2025/2026.
 
O momento que oficializou a entrada em funções de Gonçalo Fernandes, na qualidade de selecionador distrital de futebol feminino da AF Setúbal para a época 2025/26, assumindo a responsabilidade pelas seleções de sub-14 e sub-16 nos torneios nacionais interassociações, foi partilhado na presença do vice-presidente da Direção, João Aires, de Amândio de Jesus (diretor) e de Pedro Santos (coordenador técnico distrital).
 
Pedro Santos, Amândio de Jesus, João Aires e Gonçalo Fernandes