Cerca de 150 pessoas, entre dirigentes dos clubes do nosso universo associativo, Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Futebol de Setúbal e responsáveis autárquicos do distrito, presenciaram, esta quarta-feira (31 de janeiro), no Cineteatro São João, em Palmela, a Cerimónia de Entrega de Placas e Diplomas às Entidades Formadoras Certificadas filiadas na Associação de Futebol de Setúbal, no âmbito do Processo de Certificação da Federação Portuguesa de Futebol, referente à época 2022/23, com validação para 2023/2024, que reconheceu 43  entidades.

O evento contou, igualmente, com um momento dedicado à realização das assinaturas dos protocolos relativos ao apoio institucional denominado “Fundo Crescer 2024”, que contemplou uma dezena de emblemas filiados na AF Setúbal.

Na abertura da sessão solene, o presidente da Direção da Associação de Futebol de Setúbal (AF Setúbal), Francisco Cardoso, saudando os clubes, começou por agradecer à Câmara Municipal de Palmela pela cedência do Cineteatro São João, espaço cultural de referência, que deu mais brilho à cerimónia, e a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, muito enalteceu o evento institucional.

No âmbito da intervenção, Francisco Cardoso realçou o momento dedicado à assinatura dos protocolos de apoio aos clubes relativo ao “Fundo 2024”, disponibilizado pela FPF, que contemplou uma dezena de emblemas filiados (CCD Brejos de Azeitão, Charneca de Caparica FC, CD Cova da Piedade, CDR Águias Unidas, CR Instrução, FC Alvaladense, GD Alfarim, GD Fabril do Barreiro, Juventude FC Sarilhense e UFC Moitense) e que se traduziu num significativo apoio financeiro, agradecendo à entidade federativa pela iniciativa, a qual ainda vai assegurar apoio a mais cinco clubes do nosso universo associativo.

Recorde-se que o “Fundo Crescer 2024” foi instituído pela FPF com vista a potenciar o crescimento e qualidade da atividade desportiva, proporcionando, neste caso, aos clubes, entre outras oportunidades, a criação e/ou melhorias de infraestruturas.

Ainda sobre medidas de apoio institucional, Francisco Cardoso vincou o “reconhecimento ao presidente Fernando Gomes e à sua Direção, pela ajuda assegurada aos clubes no sentido de minimizar o aumento brutal relativo aos custos dos seguros desportivos, na sequência de pedido das associações de futebol distritais e regionais”. Um apoio que o presidente associativo, informou, já foi creditado aos clubes filiados, em função dos critérios definidos.

A importância das autarquias do nosso distrito foi, igualmente, destacada na intervenção de Francisco Cardoso, agradecendo a todas pelo apoio dado aos nossos clubes filiados, o qual foi fundamental durante o período pandémico e que tem contribuído para o aumento da quantidade de praticantes filiados na AF Setúbal, e que, neste momento, já regista um novo máximo absoluto histórico (14 154).

Mas, o presidente associativo não esqueceu o trabalho interno e agradeceu a todos os órgãos sociais da AF Setúbal por todo o apoio evidenciado, dirigindo um “cumprimento especial aos meus colegas de Direção, porque sem eles, com a sua coesão e disponibilidade, não poderíamos dar o apoio que temos dado aos nossos clubes filiados”.

Prosseguindo, Francisco Cardoso lembrou que as 43 entidades formadoras a quem, este ano, foram atribuídos placas e diplomas de certificação, representam mais do que na época passada, numa tendência que tem sido sempre a crescer, “mas ainda não estamos no nosso objetivo que é termos mais de 50 por cento dos clubes filiados certificados como entidades formadoras. Mas estamos perto”.

O presidente da AF Setúbal, saudando todos os clubes pela distinção obtida assente num grande e meritório trabalho, desejou que o processo em curso permita chegar aos 60 por cento de clubes certificados. “Neste momento temos 98 clubes filiados e na presente época foram ao processo 68 clubes, dos quais 16 com candidaturas submetidas pela primeira vez, o que nos dá uma boa perspetiva”.

Em nome de todo o trabalho desenvolvido no âmbito do processo certificativo, Francisco Cardoso agradeceu a todos os elementos da Subcomissão de Certificação da AF Setúbal, salientando “o empenhamento e apoio dado aos clubes, porque sem esse acompanhamento não é possível continuarmos a ter estes registos”. Um agradecimento que estendeu à equipa da certificação da FPF, liderada por Júlio Vieira.

Da parte da Federação Portuguesa de Futebol, o presidente Fernando Gomes, ao saudar o líder diretivo da AF Setúbal, Francisco Cardoso, começou por afirmar a sua satisfação por estar, mais uma vez, numa cerimónia para “valorar o que é feito pelos dirigentes e clubes no processo de certificação e pelo trabalho da subcomissão da AF Setúbal, imprescindível para o sucesso deste programa”.

“Para nós enquanto Federação Portuguesa de Futebol, detetamos e determinamos que o futebol em Portugal tinha de estar assente na sua base da pirâmide, não só do ponto de vista da quantidade, mas também do ponto de vista da qualidade”.

“A AF Setúbal está a crescer, mas o desejo comum é aumentar a envolvência dos clubes neste processo”, salientou o presidente federativo, lembrando, que cerca de 50 por cento dos clubes não vieram ao processo. “Daí, reitero o meu pedido, para que mais clubes venham ao processo de certificação de entidades formadoras, porque é um fator de valorização do trabalho que fazem”, assinalou, agradecendo à estrutura da AF Setúbal por todo o trabalho que continuam a desenvolver e felicitando todos os clubes distinguidos.

Refira-se que a nível nacional, houve um aumento de 8% do número de candidaturas no processo de certificação, passando das 1.187 da época 22/23, para as 1.282 relativas à época 23/24.

Tendo em consideração que o número e clubes com equipas de formação em Portugal, futebol e futsal, masculino e feminino, foram cerca de 1.300, significa que já se possui no processo de certificação 98,6% dos Clubes formadores em Portugal, Futebol e Futsal, Masculino e Feminino.

Os resultados indicam uma perceção crescente da importância do processo de certificação para a melhoria do futebol e futsal em Portugal.

No âmbito das intervenções institucionais, a vereadora da Câmara Municipal de Palmela, Maria João Camolas, registou que foi “com muito gosto” que a autarquia acolheu a cerimónia promovida pela AF Setúbal.

A autarca palmelense destacou "o trabalho desenvolvido pela Associação de Futebol de Setúbal e pela Federação Portuguesa de Futebol na aposta e no apoio ao futebol amador, o que trará frutos no futuro. É importante trabalhar com o futebol amador, com o movimento associativo desportivo, todos os que de forma voluntária dinamizam a prática do futebol têm a seu cargo centenas de jovens e crianças que todos os dias praticam futebol e é neles que temos efetivamente que aposta para termos uma sociedade mais justa”.

Eis as entidades formadoras da AF Setúbal distinguidas:

Concelho de Alcochete:

GD Alcochetense - Futebol Masculino - 3 Estrelas

Concelho de Almada:

AD Almada 2015 - Futebol Masculino - 3 Estrelas

Beira Mar AC Almada - Futebol Masculino - 3 Estrelas

CF Trafaria - Futebol Masculino - 3 Estrelas

CD Cova da Piedade - Futebol Masculino - 3 Estrelas

Charneca de Caparica FC - Futebol Masculino - 3 Estrelas

GD Pescadores da Costa de Caparica - Futebol Masculino - 3 Estrelas

Monte de Caparica AC - Futebol Masculino - 3 Estrelas

CR Sobredense - Futsal Masculino - 1 Estrela

Futsal Feijó ADLF - Futsal Feminino - CBFF

Concelho do Barreiro:

FC Barreirense - Futebol Masculino - 4 Estrelas

GD Fabril do Barreiro - Futebol Masculino - 3 Estrelas

FC Barreirense - Futsal Masculino - 3 Estrelas

CD Colégio Minerva - Futsal Masculino - 2 Estrelas

Concelho da Moita:

CR Instrução - Futebol Masculino - 3 Estrelas

UFC Moitense - Futebol Masculino - 3 Estrelas

GDEB D. João I - Futebol Masculino - 3 Estrelas

GDEB D. João I - Futsal Masculino - 2 Estrelas

Concelho de Palmela:

CD Pinhalnovense - Futebol Masculino - 3 Estrelas

Oriental Dragon FC - Futebol Masculino - 3 Estrelas

Palmelense FC - Futebol Masculino - 3 Estrelas

Concelho de Santiago do Cacém:

FC Alvaladense - Futebol Masculino - 3 Estrelas

Concelho do Seixal:

Amora FC + Amora FC, SAD - Futebol Masculino - 3 Estrelas

Seixal C 1925 - Futebol Masculino - 3 Estrelas

CAAF AF Colégio Atlântico - Futebol Masculino - CBFF

RP FC - Futebol Feminino - 3 Estrelas

Amora FC - Futebol Feminino - 2 Estrelas

CDR Águias Unidas - Futsal Masculino - 3 Estrelas

Portugal CR - Futsal Masculino - 3 Estrelas

CA Santa Marta do Pinhal - Futsal Masculino - CBFF

Concelho de Sesimbra:

GD Alfarim - Futebol Masculino - 3 Estrelas

GD Sesimbra - Futebol Masculino - 3 Estrelas

AD Quinta do Conde - Futebol Masculino - 2 Estrelas

AD Quinta do Conde - Futsal Masculino - CBFF

Concelho de Setúbal:

CCD Brejos de Azeitão - Futebol Masculino - 3 Estrelas

CD Os Pelezinhos - Futebol Masculino - 3 Estrelas

UF Comércio e Indústria - Futebol Masculino - 3 Estrelas

Vitória FC + Vitória FC, SAD - Futebol Masculino - 3 Estrelas

Sonho XXI FC - Futebol Masculino - 2 Estrelas

Escola FF Setúbal - Futebol Feminino - 3 Estrelas

GMD União e Progresso - Futsal Masculino - 2 Estrelas

Vitória FC - Futsal Masculino - 2 Estrelas

Concelho de Sines:

Vasco da Gama AC - Futebol Masculino - 2 Estrelas

O evento, apresentado por Pedro Santos, coordenador técnico distrital da AF Setúbal, não terminou sem que todos os representantes dos emblemas distinguidos presentes se reunissem no palco do Cineteatro São João para a tradicional fotografia conjunta.

 

fotos: Diogo Nora/AF Setúbal