António Cortez Baptista, antigo árbitro de futebol e personalidade de particular destaque no âmbito da arbitragem distrital e nacional, que presidiu o Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal e coordenou a Comissão de Apoio Técnico associativa, faleceu esta segunda-feira, tinha 83 anos.

Com uma reconhecida dedicação à causa da arbitragem, António Cortez Baptista iniciou a carreira de árbitro de futebol em 1966, tendo chegado à 1. ª categoria nacional.

Em 1977/78, com a mudança de residência para o concelho de Almada, integrou os quadros da Associação de Futebol de Setúbal, sendo árbitro e simultaneamente fiscal de linha de Ezequiel Feijão.

No plano da arbitragem regional, António Cortez Baptista, na época de 86/87, integrou o quadro de observadores de árbitros a nível distrital, para na temporada seguinte, passar a integrar o quadro de observadores da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), onde se manteve durante 22 anos ininterruptamente, até atingir o limite de idade (70 anos). Apesar de ter ascendido ao quadro de 1.ª categoria de observadores (2002/2003), declinou da promoção pelo facto de não considerar o cargo compatível com o facto de o seu filho, Lucílio Baptista, estar precisamente no quadro de árbitros da 1.ª categoria nacional.

Com habilitação para lecionar cursos de formação de formadores, António Cortez Baptista, assumiu cargos de monitor e instrutor e foi durante largos anos elemento integrante da Comissão de Apoio Técnico do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal, sendo coordenador, tendo, ministrado cursos de candidatos a árbitros e participado em ações formativas dedicadas a treinadores de futebol.

Foi destacado associado do Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal, tendo assumido o cargo de presidente, entre outras funções.

Neste momento de pesar, a Direção e o Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal, numa homenagem à memória do antigo árbitro, destacado dirigente e formador que muito contribuiu em nome da arbitragem distrital e nacional, apresentam as mais sentidas condolências a Lucílio Baptista e à família enlutada, bem como ao Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal.

O corpo estará em velório no dia 2, das 20 às 24 horas, na Capela da Igreja Paroquial do Feijó.

O funeral realiza-se no dia 3, com saída pelas 10h30, seguindo em cortejo fúnebre para o Cemitério de Vale Flores, Feijó.